Antes de qualquer coisa, todo o processo de financiamento de moto é simples e prático como acontece com os carros no geral. E isso é algo que nem todas as pessoas sabem como funciona.
Isso porque, é mais comum que conheça financiamento de carro ao invés de moto já que a população não fala muito sobre esse outro lado do crédito. Então, é por isso que vale a pena conhecer mais sobre esse estilo oferecido no mercado financeiro.
Sendo assim, se também está animado para aprender mais detalhes sobre financiamento de moto e como funciona na prática todo esse processo, fique atento até o fim desse artigo e aproveite.
Boa leitura!
Qual o funcionamento do financiamento de moto?
A princípio, o financiamento de moto nada mais é que uma operação do mercado financeiro em que você pega dinheiro emprestado de um banco a sua escolha e compra sua moto em uma loja que achar melhor.
Nesse modelo de crédito que os bancos oferecem, a empresa que vende a moto receberá o valores completos da moto escolhida e liberá-la para você. Seu compromisso de pagamento, então, nessa modalidade será com a financeira onde contratou o crédito.
Justamente por conta disso, o financiamento de moto também é reconhecido por muitos como Crédito Direto ao Consumidor (CDC), onde toda a grana tem um grande objetivo e completamente focado. No caso, a compra de um automóvel novo e totalmente seguro.
Vantagens de um bom financiamento de moto
Por outro lado, quando aprendemos mais informações sobre o financiamento de moto e como ele funciona na prática, é bom que separe um minutinho para aproveitar todas as vantagens da melhor maneira possível.
No caso, a maior vantagem do crédito de moto é que ele não tem nenhuma exigência que o cliente tenha o valor total do veículo para comprá-lo da melhor maneira possível e sem tantas burocracias.
Além disso, não existe a necessidade de juntar dinheiro por algum tempo para conquistar uma moto dos seus sonhos, o que é um ponto positivo. Ainda mais quando se trata de uma necessidade de emergência.
Além disso, mais uma grande vantagem que esse crédito oferece está na possibilidade de financiar a moto sem dar nenhum tipo de entrada. Mas, é sempre bom lembrar que, nesse caso, os juros que se cobram são mais altos, aumentando o valor da parcela todos os meses.
Isso sem contar que antes de pedir esse formato de crédito, é de suma importância que você realmente faça uma boa pesquisa de todos os juros e serviços que o mercado financeiro tem para oferecer aos seus clientes. Isso facilita na hora de escolher uma boa financeira para investir e acreditar.
Cuidados especiais no momento que financiar uma motocicleta
Em contrapartida, quando nos deparamos com serviços de financiamento é muito importante que tenhamos mais atenção em certos bancos para que não tenhamos surpresas no final das contas.
É por conta disso que muitas pessoas só conhecer o crédito destinado para carros e não tanto para motos. Mas, para mudar isso de uma vez por todas, é importante que saiba quais são os cuidados especiais na hora de financiar uma moto para ficar atento, como por exemplo:
- Primeiramente, é importante que se cuide a respeito de golpes. Isso porque, nenhum banco ou concessionária pede valores com antecedência para liberar a compra da moto. Pois, se caso isso acontecer fique esperto e denuncie;
- Faça um bom planejamento da sua vida financeira para que não faça algo que te prejudicará lá na frente. Ter uma boa administração de suas finanças faz total diferença no fim das contas;
- Além disso, sempre considere a taxa de financiamento na hora de escolher um banco ou financeira, para que não se atrapalhe na hora de pagar e sai mais caro do que se imagina;
- As questões que envolve juros e tarifas também é algo que precisa de cuidados. Exemplo disso é comparar banco com banco para que escolha aquela que, aparentemente, disponibilize valores menores e bem acessíveis em outros termos;
- Enfim, no caso de uma moto nova o nível de manutenção é bem menor se comparado com motos usadas. Por isso, o certo também é ter uma programação financeira nesse quesito para que não se prejudique e saia perdendo. Cuidado!
Qual é a renda mínima para comprar uma moto?
É extremamente importante que saiba que não existe uma renda mínima para conquistar o financiamento de moto perante os bancos tradicionais que já conhecemos. No entanto, uma prática da grande maioria das financeiras libera o crédito apenas quando as prestações mensais não passam de 30% da renda do trabalhador.
Isso acontece como medida de segurança tanto para o banco quanto para o cliente de que não prejudicará sua vida financeira e que realmente arcará com o compromisso até o fim das parcelas.
Seguindo essas informações, mesmo que não tenha nada de restrição no seu nome, todos os bancos e financeiras exigem o valor completo da renda para que se comprove que realmente tem como sustentar o contrato até o fim. E isso, é algo que envolve segurança e que, por outro lado, prejudica algumas pessoas de conquistarem seu sonho de ter uma moto nova.
Tem como financiar uma moto estando negativado?
Quando o assunto é a pessoa com o nome negativado, entra em várias questões que compensa conhecer e analisar se esse for o seu caso. Isso porque, grande parte das financeiras do mercado não disponibilizam financiamento imobiliário e nem de veiculo para as pessoas que estejam com o nome sujo.
O motivo é por conta da alta incidência de dívidas não pagas por essas pessoas e, consequentemente, um grande prejuízo para a financeira que não tem aprovação.
Nesse caso, se você está passando por esses problemas e busca uma ajuda na área para melhorar ainda mais seu desempenho, vá até sites especialistas como Serasa e SPC e negocie suas contas. Isso aumentará suas chances de conquistar grandes resultados e aprovações dentro do mercado financeiro dos mais variados serviços.
Não perca mais grandes oportunidades por estar com o nome sujo, já que para resolver isso é mais simples do que se imagina. Ainda mais se considerar ofertas de parcelamentos de dividas que as empresas vem oferecendo nos últimos tempos para dar chances especiais e diferenciadas a todas as pessoas. Aproveite!
Melhores Bancos para financiar moto
Porém, ao conhecer mais detalhes de como funciona o financiamento de moto, quais são suas vantagens e principais cuidados em considerar desse crédito, é importante que saiba qual banco investir também.
E, pensando nisso, a seguir, separamos alguns dos melhores bancos que oferecem esse estilo de serviço e que compensa muito conhecer mais de pertinho antes de assumir qualquer compromisso, como por exemplo:
1 – BV
Em primeiro lugar dessa listagem, temos o amado Banco Votorantim a nossa disposição. No caso, o BV está no mercado mais de 30 anos e tem a sua disposição várias lojas parceiras por todo o país para você encontrar a moto que tanto sonha.
Além disso, é bom que saiba também que esse tipo de crédito conta com o suporte de um especialista para a gestão da negociação caso compre a moto ou o carro de outra pessoa física com toda segurança possível.
Pensando nisso, não é novidade para ninguém que, através do próprio site oficial do banco BV (https://www.bv.com.br/financiamento/financiamento-de-veiculos) o cliente tem acesso a informações privilegiadas e que compensa investir sempre. Deixando assim, bem mais acessível a outros clientes que apenas buscam por simulações ou algo do tipo.
2 – Banco do Brasil – Financiamento de moto
Afinal de contas, você sabe como funciona o financiamento de moto no Banco do Brasil? Pois bem, você tem a opção de pedir o financiamento de motos que tenham as cilindradas entre 150 e 249, especialmente quando elas forem novas. Porém, se forem seminovas, com até 4 anos de fabricação e com mais de 250 cilindradas, necessariamente.
Sem falar que o crédito de motos no BB tem um tempo de pagamento de 36x (já inclusa a carência ofertada), até 59 dias para pagamento da primeira parcela. Juntamente com o débito na hora das parcelas e a liberdade para definir qual a melhor data de pagamento que coincide com o seu recebimento de salário todos os meses. Realmente é uma vantagem depois da aprovação no seu pedido de financiamento dentro do banco.
De acordo com o valor da moto, também existe a possibilidade de fazer outro modelo de empréstimo, como o consignado caso se encaixe nos requisitos necessários para aprovação.
Viu só como o banco oferece várias formas de realizar seu sonho de ter o carro ou moto que tanto deseja de uma maneira bem acessível e diferenciada? Mostrando mais uma vez que compensa investir.
3 – Honda
Quem é que nunca ouviu sobre as maravilhas que o financiamento Honda oferece a todos os seus clientes e parceiros não sabe o que está perdendo. Isso mesmo, o famoso crédito de moto Honda é um processo simples e bem mais rápido do que se imagina.
Para isso, é só escolher o modelo desejado e ir o quanto antes até uma concessionária autorizada da empresa para dar continuidade ao processo. Lá o cliente acessará a todas as informações sobre o crédito, incluindo as taxas de juros e as condições na hora de pagar todos os meses.
Logo depois de escolher o plano que melhor se enquadra em seu perfil, o cliente apresentará alguns documentos que comprove que não está mentindo. E realmente tem como pagar suas contas.
Por meio da análise de crédito já aprovada, o cliente tem a opção de sair da concessionária com sua nova moto Honda. E de uma maneira completamente segura.
Contudo, é bom que saiba que financiar uma moto Honda traz ao cliente muitas vantagens para quem não tem todo o valor acessível para pagá-la à vista. Assim , veja a seguir algumas das principais vantagens oferecidas pela Honda, que são:
- Parcelas fixas sem alterações nos valores e completamente acessível para que esteja dentro do seu orçamento;
- Possibilidade de conquistar uma moto mais cara e que demoraria muito para conseguir caso seguisse da maneira natural ou até mesmo guardando o dinheiro;
- Flexibilidade de tempo de pagamento, sendo possível escolher o prazo que melhor se encaixa em suas necessidades;
- Aprovação rápida e sem tantas burocracias que a grande maioria das financeiras possuem.
4 – Bradesco – Financiamento de moto
Já no banco do Bradesco, o financiamento em si acontece por meio do CDC, Crédito Direto ao Consumidor, para quem é PF e PJ. Sendo assim, no momento que contratar esse crédito, o comprador tem até 60x para quitar sua moto. Com possibilidade de desconto caso adiante o pagamento de alguma parcela. E, por mais que a moto esteja já em seu nome do comprador, ele pode perdê-la caso não cumpra com os pagamentos corretamente sem nenhuma surpresa.
Isso sem falar que o Bradesco também faz o conhecido leasing de automóveis. No entanto, é sempre bom lembrar que este tipo de negócio não tem nenhuma classificação como financiamento.
Nesse caso, tanto as pessoas que são correntistas como não correntistas escolhem pelo financiamento de moto diretamente por meio desse banco. O cliente que esteja interessado tem a opção de fazer uma simulação online pelo site e depois ir até uma loja ou revenda.
Esse modelo de financiamento com oferta de simuladores são os melhores que tem. Isso porque o cliente já tem uma base de quais são os valores que aquele crédito cobrará e até mesmo os juros que terá. Ou seja, é uma maneira bem simples de se organizar financeiramente com antecedência.
Além disso, existe a possibilidade de financiar até 100% da moto escolhida, fazer o pagamento da primeira parcela em até 60 dias. Isso depois da assinatura do contrato do financiamento. Sem falar que tem como escolher a data de vencimento das parcelas, e ter acesso aos serviços diretamente pela internet no app do banco. Como emissões a 2° via do boleto, consultar extratos de pagamentos e muito mais.
5 – Santander
Para encerrar essa listagem dos melhores bancos na hora de contratar um financiamento de moto obviamente que não ficaria de fora o amado banco Santander com serviços especiais para seus clientes e parceiros.
Ele é disponibilizado especialmente para quem busca conquistar um automóvel novo, seminovo ou até mesmo usado, mas não tem como comprar à vista. Você tem a alternativa de comprar direto com o dono, diretamente no site da Webmotors ou em concessionárias parceiras do banco Santander.
Nos dias de hoje, o banco Santander trabalha com o tempo de até 60 meses de pagamento para carros e moto. Dependendo da escolha do cliente. O valor completamente liberado para a compra do veículo do Santander. Mas com acréscimos de tarifas específicas, é claro, que são informados antes da contratação ser finalizada.
Conclusão
Por fim, ao conhecer algumas informações sobre o financiamento de moto e como ele funciona de fato em diferentes plataformas do mercado financeiro, ficou muito claro que possuem grandes vantagens em todo o processo.
Vantagens essas que gira em torno de agilidade do processo, facilidade na hora da simulação, contrato bem explicado e muitas outras informações que faz diferença no fim das contas na vida do cliente.
Então, pensando em te ajudar ainda mais nessas questões de uma vez por todas e sem tantas burocracias, estude as informações que mencionamos e aproveite para escolher um bom banco para pedir seu crédito. Aproveite!