Saber como evitar taxas de contas bancárias será importante para te ajudar a economizar. Bancos, principalmente os tradicionais, podem apresentar alguns custos para executar certas operações.
Para entender como evitar taxas de contas bancárias, você deve saber quais são os serviços mais comuns que são taxados, quando acontece e qual é o limite de usos gratuitos (se houver).
Vamos apresentar tudo sobre como evitar taxas de contas bancárias de maneira eficiente. Dessa maneira, você poderá economizar e não precisará se preocupar com as taxas antes de fazer uma operação como saque ou transferência, por exemplo.
Por que aprender como evitar taxas de contas bancárias?

Nos dias de hoje, é impossível viver sem ter uma conta bancária em uma instituição financeira tradicional ou digital. Sendo assim, os bancos oferecem diversos serviços através de suas contas e, em alguns casos, podem cobrar taxas e tarifas por eles.
Normalmente, os bancos tradicionais são aqueles que contam com o maior número de taxas. Isso porque os bancos digitais usam a gratuidade como um diferencial na hora de atrair clientes.
Por mais que os bancos digitais estejam crescendo em popularidade rapidamente, milhões de brasileiros continuam utilizando os produtos e serviços financeiros de instituições tradicionais.
Bancos como Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e outras alternativas populares contam com taxas e tarifas em suas principais operações financeiras. Portanto, saques, consultas e transferências são exemplos de operações que podem contar com taxas.
Contudo, é possível aprender como evitar taxas de contas bancárias. Os consumidores podem utilizar algumas estratégias que poderão fazer uma grande diferença em sua experiência com a instituição financeira.
Você deve entender quais são as operações financeiras indispensáveis para sua vida financeira e quantas vezes, em média, as realiza por mês. A partir dessas informações poderá traçar um plano para evitar essa cobrança.
Como funcionam as taxas de contas bancárias?
Os bancos costumam colocar as tarifas bancárias em operações financeiras com um limite de uso grátis por mês. Após atingir esse limite, ocorrerá a cobrança da taxa cada vez que o cliente utilizar a operação até o novo mês.
As taxas que serão cobradas sobre as operações vão depender dos hábitos do cliente. Sendo assim, os serviços que você consome com mais frequência serão aqueles com as tarifas.
É importante entrar em contato com a instituição financeira onde você tem conta para perguntar sobre as tarifas. No caso de bancos tradicionais, os sites como o do Santander contam com o suporte necessário para tirar esse tipo de dúvida com atendentes online.
Além de saber sobre taxas, busque entender as regras que aplicam para transferências como TED e DOC. Saber sobre as tarifas sobre saques de dinheiro também será relevante.
Ao reunir essas informações, você terá uma compreensão profunda sobre as cobranças que acontecem em suas operações bancárias. Neste cenário, com as informações em mãos, é o momento de começar a traçar suas estratégias de redução desses custos.
Tarifas mais comuns

Existem três taxas de contas bancárias que são mais comuns nas instituições financeiras tradicionais e que você poderá evitar o pagamento ao adotar a estratégia correta.
A primeira delas é a tarifa presente em saques de dinheiro. Essa cobrança acontece quando você ultrapassa seu número de saques gratuitos no mês.
Enquanto isso, a tarifa de impressão do extrato bancário é outra cobrança que geralmente acontece em bancos tradicionais. Desse modo, esse é outro caso onde você terá que pagar a taxa quando ultrapassar seu limite mensal para essa operação.
Por fim, também é necessário realizar o pagamento da tarifa de TED em grande parte das maiores instituições financeiras do país. Por mais que o Pix traga grande agilidade para o dia a dia, o uso do TED segue relevante em situações distintas.
Trocar de banco é uma solução de como evitar taxas de contas bancárias?
Muitos clientes acreditam que, quando as taxas estão altas, basta trocar de instituição financeira que resolverá o problema. Entretanto, não é tão simples quanto parece.
Em primeiro lugar, trocar de banco pode se mostrar uma grande dor de cabeça. Ao deixar de operar sua conta bancária em uma instituição, você poderá perder vantagens exclusivas.
Destacamos que, apesar de oferecer alívio imediato nas finanças com taxas menores, eventualmente as taxas do novo banco vão se equiparar ao valor que você já pagava. Isso porque os bancos tradicionais realizam ajustes eventuais com base em seu histórico de operações.
Portanto, é importante fazer uma avaliação caso a caso, de acordo com as características do cliente. No geral, uma mudança de banco tradicional não vai impactar positivamente suas finanças a longo prazo.
Recomendamos que você busque outras alternativas para evitar as tarifas bancárias de sua conta. Vamos apresentar soluções que oferecem mais benefícios e que não vão causar nenhum inconveniente em sua vida financeira.
Formas de reduzir os gastos com tarifas bancárias
Para economizar com tarifas bancárias, é possível seguir diferentes caminhos. Sendo assim, você deve escolher aquele que considera mais vantajoso para suas finanças.
Negociar diretamente com o gerente de sua conta é uma alternativa simples e direta. Sinalize sua insatisfação com o valor atual das taxas para que ele compreenda sua perspectiva.
Com o aumento na popularidade dos bancos digitais, as instituições financeiras tradicionais se tornaram mais flexíveis com negociações de tópicos como esse para não perder clientes.
Os bancos tradicionais têm interesse em te manter como cliente e, por essa razão, vão buscar maneiras de diminuir sua insatisfação com as taxas. Outra alternativa que pode se mostrar viável é utilizar os sistemas online com maior frequência.
Atualmente, todas as instituições financeiras oferecem sites e aplicativos para que seus clientes tenham maior autonomia. Portanto, muitos dos serviços são gratuitos nessas plataformas, como é o caso da consulta de faturas e extratos, por exemplo.
Realizar a abertura de uma conta corrente digital é uma opção para quem quer reduzir o gasto com tarifas. Alguns bancos tradicionais já oferecem as melhores contas digitais, com o grande destaque sendo justamente a gratuidade sem limite das operações, mesmo em caixas eletrônicos.
Antes de fazer a abertura da conta bancária digital, considere as características de sua vida financeira para entender a viabilidade. Essas são as principais maneiras de reduzir os custos com taxas de contas bancárias.
Conclusão sobre como evitar taxas de contas bancárias
Agora você sabe como evitar taxas de contas bancárias em seu dia a dia. O primeiro passo é reunir as informações a respeito das tarifas que são cobradas em sua conta atualmente.
Os bancos tradicionais vão considerar fatores como a frequência de uso das operações para determinar suas taxas. Portanto, mudar de instituição financeira não será uma solução duradoura.
Você pode usar estratégias como negociar com o gerente de sua conta, usar mais o serviços online do banco ou até mesmo abrir uma conta corrente digital para diminuir os gastos com as taxas de maneira duradoura.