Antes de mais nada, aprender maneiras de como tirar o novo RG e qual sua importância nos dias de hoje é algo que realmente vale a pena para que aproveite todas as vantagens que ele disponibiliza.
Até porque o processo de como tirar o novo RG é mais simples do que se imagina e isso trás certa vantagem para todos os cidadãos do Brasil, mostrando que vale a pena investir nessa nova modalidade.
Sendo assim, considerando essas questões, ainda nesse artigo explicaremos como tirar o novo RG e até mesmo outros detalhes sobre seu funcionamento que chama atenção de todos os brasileiros. Lembrando que quando mencionarmos carteira de identidade nacional nos referimos ao RG novo. Boa leitura!
Como tirar o novo RG em SP?
Afinal de contas, você sabe como tirar o novo RG em SP com a facilidade que possui? Em resumo, o Novo RG Digital de São Paulo é uma iniciativa da Polícia Civil do estado de São Paulo, que criou o primeiro app em que existe a possibilidade de tirar CTPS online. E com isso, pedir a 2° via do RG pela internet.
Contudo, ao contrário do novo RG, a versão digital da cidade não elimina a necessidade do Documento de Identidade físico. Se você seguir o procedimento proposto pela Polícia Civil para a emissão, seguirá os passos abaixo:
- Primeiramente, faça o download do aplicativo RG Digital SP em seu dispositivo Android ou iOS;
- Abra o aplicativo e selecione a opção “Adicionar RG Digital”;
- Aponte a câmera do seu celular para o QR Code localizado no verso do RG físico;
- Ao tocar na tela, escolha a opção “Ler o Código QR” e autorize o aplicativo a tirar fotos;
- Em seguida, aceite os Termos de Uso e Política de Privacidade, clicando em “Li e concordo com os termos”;
- Agora, clique em “Iniciar reconhecimento” para realizar o reconhecimento facial e a prova de vida;
- Após confirmar a identidade, crie uma senha de 4 dígitos para acessar o aplicativo RG Digital;
- Insira a senha novamente para confirmar e, se preferir, ative a opção de impressão digital do celular;
- Aguarde a confirmação da emissão do RG virtual e, em seguida, clique em “Visualizar RG”;
- Parabéns! Você emitiu com sucesso seu RG Digital. Agora, para acessá-lo, basta clicar em “RG Digital” na tela inicial do aplicativo.
Finalmente, explore as funcionalidades do aplicativo e observe que é possível solicitar a segunda via da identidade física, exportar o documento em formato PDF para o celular ou compartilhá-lo online.
Como tirar o novo RG: Recomendações
A recém-criada Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um documento oficial de identificação lançado em 2022 pelo Governo Federal. Projetada para seguir um padrão uniforme em todo o país, sua implementação ocorrerá de forma gradual, substituindo a antiga identidade utilizada pelos cidadãos brasileiros.
Essa nova forma de identificação é reconhecida em todo o território nacional e tem como objetivo consolidar os números de registro e as principais informações pessoais dos brasileiros.
Ao contrário da versão anterior, onde cada estado adotava uma numeração diferente, a CIN visa eliminar essa disparidade, impedindo que uma mesma pessoa possua até 27 RG distintos.
A CIN está disponível tanto em formato físico quanto digital e incorpora medidas adicionais de segurança, como QR code e um código de padrão internacional. Com essas adições, o governo busca modernizar o sistema de identificação no país, combater fraudes e proporcionar maior conveniência aos cidadãos.
É crucial destacar que a carteira de identidade desempenha um papel fundamental no exercício da cidadania. Utilizada para certificar a identidade em diversas situações, como a abertura de uma conta em uma cooperativa de crédito, solicitação de outros documentos, participação em processos seletivos de emprego e muito mais.
O que muda nessa nova versão do documento?
O recente modelo de identidade para os cidadãos brasileiros traz inovações significativas em relação à emissão e ao formato do documento. A seguir, apresentamos essas mudanças:
- Unificação dos dados: Agora, o único número de identificação é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), substituindo as diferentes numerações de registro geradas por cada estado. Além disso, não há mais distinção entre o nome social e o nome de registro civil.
- Versão física e digital: A carteira de identidade está disponível em papel, policarbonato (plástico) e na versão digital, acessível por meio do aplicativo GOV.BR. Ambas as versões mantêm o mesmo layout.
- Maior segurança: A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) incorpora um QR code, possibilitando a verificação da autenticidade do documento e informando se o mesmo foi extraviado ou roubado.
- Padrão internacional: A carteira inclui o código internacional MRZ, utilizado em passaportes, facilitando a entrada em países do Mercosul.
Além disso, é importante observar que a nova carteira de identidade possui prazo de validade, variando de acordo com a faixa etária:
- 5 anos para crianças com idade de 0 a 12 anos sem estar completos;
- 10 anos para aqueles com idade entre 12 e 60 anos sem estar completos;
- E validade indeterminada para aqueles com mais de 60 anos.
Essas mudanças visam proporcionar maior eficiência, segurança e padronização ao processo de identificação no país.
Quais estados que emitem o novo RG?
A princípio, até o momento, a emissão do novo RG já estava habilitada em 12 estados. Esses estados incluem Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
As demais unidades federativas têm como prazo limite o dia 6 de novembro desse ano de 2023 para se ajustarem às alterações e adotarem os novos padrões estabelecidos para a CIN.
Conforme dados fornecidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), até abril, mais de 460 mil RG com o novo formato foram emitidas no país. Enquanto 330 mil foram baixadas por meio do app GOV.BR. E para saber se deu certo, tem a opção de consultar o RG e CPF pelo site oficial (https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-cadastro-de-pessoas-fisicas).
Principais documentações necessárias para emissão do RG?
Os cidadãos precisam apenas apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, juntamente com o número do CPF regularizado, para proceder à emissão da Carteira de Identidade Nacional.
Aqueles que ainda não possuem CPF podem realizar a solicitação pela internet. Por outro lado, para quem tem o CPF em situação irregular ou suspenso devido à falta de declaração do imposto de renda, inclusão na “malha fina” ou existência de alguma inconsistência nos dados cadastrais. Assim, existe a possibilidade de contatar a Receita Federal para efetuar a regularização.
Aliás, vale ressaltar que, até o momento, o novo modelo está disponível apenas para aqueles que solicitam a primeira via do documento. A ampliação do serviço para todos os cidadãos ainda não possui um prazo determinado.
Esse documento é gratuito?
A obtenção da primeira via em papel e da versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional é isenta de custos. Não haverá despesas envolvidas ao substituir sua antiga cédula de identificação ou ao renovar a CIN.
Os estados podem aplicar taxas apenas nos casos de emissão da segunda via do documento ou quando o cidadão requisitar a versão em policarbonato. A cobrança varia de acordo com o estado.
Ainda tem como usar o RG antigo?
Certamente! A carteira de identidade antiga permanece válida até o dia 28 de fevereiro de 2032. Até essa data, é necessário que os estados estejam em conformidade com as diretrizes do governo federal. E iniciem a produção da nova Carteira de Identidade Nacional para todos os cidadãos.
Recomendamos que esteja atento às publicações específicas de sua região para ficar informado sobre o período em que será possível realizar a emissão do novo documento.
QR Code no novo RG: qual é sua serventia?
A presença do QR Code nas cédulas de identidade físicas tem a finalidade de verificar a autenticidade do novo RG. O código localizado no verso (parte interna) do documento contém informações relacionadas à identidade e confirmação na base de dados oficial.
Desde fevereiro de 2014, todas as carteiras de identificação emitidas no estado de São Paulo incorporam o QR Code, o que possibilita a obtenção da versão digital do RG. No entanto, para aqueles que ainda possuem a versão antiga do documento, é possível solicitar uma segunda via em pontos de emissão nos estados onde o novo modelo está disponível.
Quais são as principais vantagens da emissão do novo RG digital?
Em contrapartida, o novo RG digital surge com a proposta de simplificar a vida dos cidadãos, oferecendo maior praticidade e reduzindo possíveis fraudes. Sua segurança é destacada pela validação eletrônica por meio de um Código QR, que pode ser verificado mesmo sem acesso à internet.
Além disso, há outros benefícios, tais como:
- Ter o documento de identidade no celular proporciona a conveniência de ter todos os documentos essenciais na palma da mão;
- Em situações de esquecimento, perda ou roubo da carteira física, é possível acessar a identidade pela internet;
- O cidadão pode baixar a identidade em formato PDF no celular, compartilhá-la em outros aplicativos e armazená-la na nuvem;
- Unificação das informações do cidadão em um único documento, simplificando o acesso e gerenciamento das informações.
Conclusão
Por fim, depois de algumas ideias de como tirar o novo RG sem tantos problemas e com a facilidade que merece, ficou claro que o processo online deixa tudo ainda mais prático no dia a dia das pessoas.
Além disso, vale a pena reforçar que esse novo documento é algo que ajudará com que tenha todos os dados em apenas um lugar, sem a necessidade de andar com vários documentos por aí. Sendo assim, faça o seu documento o quanto antes e aproveite as praticidades que ele oferece!