E-commerce Shopify: O Que É, Vantagens e Desvantagens!

Quando se começa a pensar em abrir uma loja virtual, a E-commerce Shopify surge como uma opção para simplificar o processo.

Sendo assim, a E-Commerce Shopify é uma alternativa para as pessoas que buscam começar a vender pela internet e não dominam muito bem o ambiente virtual.

Portanto, conhecer a forma de funcionamento da E-commerce Shopify vai ajudar no seu objetivo de começar a usar a plataforma.

O que é E-commerce Shopify?

E-commerce Shopify
E-commerce Shopify (Imagem: reprodução)

Primeiramente, a E-commerce Shopify se destaca por tornar muito mais simples gerenciar a sua loja online.

A plataforma é conhecida por otimizar os processos, sendo assim, as partes mais chatas e complicadas de gerenciar sua loja virtual ficam mais simples. 

Desta maneira, os detalhes e especificações que geralmente fogem do conhecimento comum ficam mais amigáveis por meio da Shopify.

Além disso, você consegue gerenciar seu comércio eletrônico com mais tranquilidade e de maneira intuitiva. 

Em muitos casos, lojas virtuais possuem poucos ou nenhum funcionário e contar com um suporte especializado que facilite o dia a dia é muito bem-vindo. 

Até mesmo para grandes comércios eletrônicos já estabelecidos, ter uma ferramenta como a E-commerce Shopify faz a diferença. 

Dito isso, com essa ferramenta especializada em comércio eletrônico, você consegue configurar a sua loja online com maior facilidade.

Desta forma, tarefas como gerenciar estoques, adicionar produtos, preparar envios, processar pagamentos e pedidos se tornam muito práticas. 

Para mais, a E-commerce Shopify te dá suporte com a customização de sua loja virtual, para que a aparência do negócio fique como você deseja.

A personalização é um dos fatores mais populares da plataforma e torna muito simples e prático um trabalho que poderia ser demorado e difícil.

Por fim, a E-commerce Shopify é uma ferramenta moderna que entende a importância da integração de sua loja com outros aplicativos e mídias. 


Assim sendo, você consegue tornar o seu comércio eletrônico presente em várias mídias diferentes, aumentando seu alcance consideravelmente.

Caso não saiba sobre esse tipo de loja, O Que É E-Commerce: Veja Quais Categorias Existem

A Criação da E-commerce Shopify

A história da criação da E-commerce Shopify é muito interessante e explica bem como a plataforma consegue atender as expectativas de seus clientes.

Desta forma, a E-commerce Shopify possui uma visão inovadora e que surgiu de necessidades comuns de empreendedores buscando sucesso com um comércio virtual. 

No começo do milênio, a internet já era uma realidade e as primeiras lojas virtuais já surgiam.

Entretanto, não era fácil conseguir entrar nesse meio e muito mais difícil era encontrar plataformas capazes de ajudar no processo de gerência.

Neste contexto, em 2004 três amigos canadenses, Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake queriam começar uma loja virtual para vender material de snowboard. 

Contudo, as opções que existiam eram limitadas e então, frustrados e vendo uma oportunidade de negócio, decidiram criar a própria plataforma: a E-commerce Shopify.

Desta maneira, em 2006 a E-commerce Shopify foi lançada como uma plataforma inovadora que visa facilitar o gerenciamento de lojas virtuais.

Sendo assim, a ferramenta surgiu de uma necessidade, que se mostrou como uma verdadeira oportunidade de mudar o mercado.

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A E-commerce Shopify apareceu no mercado realmente como um suporte essencial para os empreendedores, oferecendo serviços que vão do layout do website até o gerenciamento diário das demandas do negócio. 

Desde então a E-commerce Shopify já movimentou centenas de bilhões de dólares e é a segunda maior plataforma do tipo nos Estados Unidos, atrás apenas da Amazon.

Como funciona E-commerce Shopify?

Como toda ferramenta virtual, a E-commerce Shopify possui suas áreas de atuação, além de oferecer uma vasta gama de serviços.

Desta forma, é preciso destacar que o foco da E-commerce Shopify são justamente os comércios virtuais e todos os processos que o mesmo envolve. 

Primeiramente, você precisa saber que antes de assinar um preço anual, é possível desfrutar de um teste gratuito de 3 dias.

Recomendamos que faça o teste e só depois assine, pois assim ficará por dentro de como funciona e de que forma a E-commerce Shopify pode te ajudar.

Depois do teste gratuito, é o momento de fazer a assinatura do plano anual que melhor atende às suas necessidades.

Vale lembrar que a E-commerce Shopify oferece serviços que dão suporte em todos os aspectos de uma loja virtual, do design até a administração cotidiana. 

Sendo assim, não importa qual seja o produto que venderá em seu comércio digital, essa plataforma tem os recursos que você precisa.

Entretanto, não deixe de levar em conta as tendências da sua área de atuação e seu público alvo no momento de personalizar o layout do negócio. 

Desta maneira, são mais de 100 layouts exclusivos que a E-commerce Shopify disponibiliza para você escolher. 

Os layouts estão presentes desde o plano mais básico e vão fazer uma enorme diferença na hora de vender o seu produto.

Assim sendo, uma marca com identidade visual consolidada e agradável aos clientes tem mais chance de se tornar popular. 

Para mais, você pode usar a E-commerce Shopify para monitorar os acessos a sua loja diariamente ou, se preferir, vinculá-la ao Google Analytics. 

Ter uma boa noção do perfil de seus clientes, hábitos de consumo e público alvo é de grande importância quando se gerencia um comércio eletrônico. 

Outras Funcionalidades

A E-commerce Shopify possui funcionalidades que facilitam o dia a dia da sua loja virtual, sendo uma ferramenta que engloba muitas outras. 

Desta forma, através da plataforma você também conseguirá gerenciar o seu estoque de produtos com perfeição.

Todavia, não se esqueça de sempre alimentar o sistema com os novos produtos que chegam e assim você terá controle total do estoque.

Um bom controle de estoque garante que suas operações sejam feitas com maior clareza e agilidade, além de passar credibilidade aos clientes. 

Além disso, a integração da E-commerce Shopify com as redes sociais, como o Facebook, é digna de nota. 

Deste modo, através da plataforma você pode criar uma página no Facebook onde será possível realizar suas vendas também. 

Sendo assim, você garante ao seu cliente a possibilidade de comprar na rede social mesmo, sem precisar entrar no site de sua loja virtual.

Essa é uma vantagem bem grande, levando em conta que a sua página se transformará em um e-commerce por si só.

Além disso, muitas pessoas hoje em dia usam as redes sociais e preferem fazer compras através delas mesmo, ao invés de entrar em outros sites ou aplicativos. 

Portanto, podemos dizer que a E-commerce Shopify expande o seu negócio e te proporciona a possibilidade de gerenciá-lo sem muito esforço.

Desta maneira, essa é uma plataforma muito interessante se você não tem muito conhecimento em informática ou até mesmo pretende ter uma loja virtual como segunda renda. 


Com o E-commerce Shopify você gerencia todos os aspectos do seu comércio eletrônico com grande facilidade. 

Planos da

A E-commerce Shopify oferece níveis diferentes de seus planos e é importante que você escolha o que melhor se encaixa em sua loja virtual.

Deste modo, o seu negócio online vai receber um suporte que é integral e melhora vários aspectos, da apresentação da loja até seu funcionamento. 

Dito isso, a E-commerce Shopify possui três modalidades de planos, cada um deles com suas próprias características. 

Primeiramente, o plano Basic surge como a opção mais simples oferecida pela E-commerce Shopify e a com custo mais baixo. 

Sendo assim, o plano Basic tem o valor de 19 dólares mensais, o que dá aproximadamente R$92,38. 

Além disso, esse plano é recomendado para quem está começando a empreender com sua loja virtual. 

O plano Basic te dá acesso a até 2 contas de membros de equipe e permitirá que você gere relatórios do tipo básico.

Entretanto, você pode fazer um número ilimitado de vendas com este plano, a taxa de transação é de 2%.

Para mais, o segundo plano é chamado de Shopify e custa 52 dólares, o equivalente a R$252,87. 

O plano Shopify oferece acesso a até 5 contas de membros de equipes, por tanto é ideal para pequenas empresas com lojas virtuais.

Além disso, a taxa de transação em suas compras nesse plano da E-commerce Shopify é de 1% e você tem acesso a relatórios profissionais

Por fim, o plano Advanced é o mais completo de todos e oferece relatórios personalizados.

O plano Advanced custa cerca de 399 dólares mensalmente, que em reais é igual a pouco menos de dois mil reais, R$1940,42.

Deste modo, a taxa de transação no plano Advanced é de apenas 0,5%, sendo que esta é uma modalidade de plano recomendada para médias e grandes empresas. 

Diferenças entre os Planos

A Shopify possui três modalidades diferentes de planos, com valores diferentes, mas com praticamente as mesmas funcionalidades. 

Assim sendo, precisamos dizer que todas as modalidades apresentam funções parecidas, que auxiliam em áreas diferentes do negócio. 

Sua loja virtual vai contar com uma ferramenta que faz a diferença, então não se preocupe quanto a não assinar a modalidade mais completa.

Deste modo, é válido destacar que o tamanho de sua empresa é um fator muito importante na hora da escolha do plano. 

A principal diferença entre planos está na quantidade de acessos, ou seja, quantos membros da equipe podem usar a plataforma.


Portanto, uma empresa de médio ou grande porte, com mais funcionários, vai precisar de mais acessos que uma MEI, por exemplo.

Outra diferença nos planos da E-commerce Shopify está nos relatórios, empresas maiores, que fazem mais vendas, precisam de mais detalhes sobre essas vendas. 

Desta maneira, a sua loja virtual vai contar com um plano que realmente vá ser aplicado durante o dia a dia, pois as funções de customização e gerenciamento são praticamente as mesmas.

Além disso, vale lembrar que você pode fazer um teste gratuito de 3 dias com a E-commerce Shopify.

Esse teste vai te ajudar a entender qual dos planos se aplica melhor na sua empresa antes de você assinar um plano de fato. 

Por fim, nos primeiros 3 meses de assinatura da E-commerce Shopify, você paga apenas 1 dólar, que equivale a R$4,86!

Para saber mais detalhadamente sobre cada um dos planos, acesse a página oficial da E-commerce Shopify sobre o assunto (https://www.shopify.com/br/precos).

Assim que escolher um plano e começar a usar a plataforma vai entender como todas as funções facilitam o dia a dia das lojas virtuais pelo mundo!

Vantagens e Desvantagens

Assim como qualquer plataforma, a E-commerce Shopify possui pontos positivos e negativos que você precisa conhecer antes de assinar. 

Portanto, para começar pelas vantagens, é preciso destacar que a sua loja virtual na E-commerce Shopify possui design responsivo!

Desta maneira, o seu comércio eletrônico pode ser acessado com perfeição, seja no celular, computador, tablet ou outro dispositivo.

Esse é um ponto muito importante pois garante que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra. 

Além disso, o alcance de sua loja virtual é ainda maior com a funcionalidade que permite traduzir a sua plataforma de vendas para outros idiomas.

Porém, não se esqueça que você precisa garantir meios seguros de entregas para seus clientes!

Para mais, a integração é um diferencial de peso para a Shopify, pois você consegue integrar sua loja  a diversos aplicativos.

A integração com o Facebook, por exemplo, transforma a sua página na rede social em um e-commerce próprio, ligada a sua E-commerce Shopify.

Outra vantagem que você vai sentir diariamente ao usar a plataforma é sua customização e interface intuitivas. 

Deste modo, é possível criar um visual de excelente qualidade para sua loja com facilidade, além de conseguir usar a ferramenta durante o dia a dia sem preocupações.

Quanto às desvantagens, o preço que é cobrado pela assinatura deve ser levado em consideração. 


Dito isso, a plataforma E-commerce Shopify oferece uma variedade enorme de funções, mas cobra o seu preço por elas.

Além disso, a taxa de transação, que é maior no plano Basic, costuma pesar na hora da assinatura do plano. 

Sendo assim, não esqueça de considerar essas vantagens e desvantagens quando começar a usar a E-commerce Shopify!

Conclusão sobre E-commerce Shopify

A E-commerce Shopify é uma plataforma completa, que auxilia em todos os aspectos de sua loja virtual.

Desta maneira, podemos dizer que a E-commerce Shopify é um suporte essencial principalmente para os donos de lojas virtuais que não tem muito tempo para cuidar de seu negócio. 

Além disso, essa é uma plataforma que se destaca por tornar os processos de se ter um comércio eletrônico mais simples. 

Outro ponto que é um diferencial no Shopify está em sua personalização, com a ferramenta fica fácil criar lojas virtuais com apelo visual. 

A E-commerce Shopify foi criada a partir de uma necessidade que surgiu quando, no começo dos anos 2000, seus criadores tiveram dificuldade em encontrar plataformas como essas. 

Sendo assim, eles viram uma oportunidade de negócio e o E-commerce Shopify foi lançado no ano de 2006, alcançando grande sucesso ao redor do mundo. 

Para mais, a plataforma E-commerce Shopify atua desde a criação da loja virtual e seu visual até o seu gerenciamento diário.

Desta forma, tem funções para vendas, gerenciamento de estoque, envio e muito mais, como integração a outros aplicativos.

Vale destacar a integração com o Facebook, onde sua página se transforma em um e-commerce controlado da sua plataforma Shopify mesmo!

Quanto aos planos de assinatura, você encontra três modalidades, com a principal diferença sendo a quantidade de membros de equipes que vão poder usar a E-commerce Shopify.

As três modalidades são: Basic, Shopify e Advanced, pensadas para MEIs e pessoas físicas, pequenas empresa e empresas de médio e grande porte, respectivamente. 

De qualquer forma, a E-commerce Shopify se destaca por tornar o processo das lojas virtuais mais acessíveis e práticos. 

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