Ideias de Negócios Lucrativos: 12 Opções para Empreender com Sucesso!

Provavelmente você já tenha ouvido falar em ideias de negócios lucrativos que deram muito certo e lucros grandiosos para seus empreendedores. Um grande exemplo disso é o famoso facebook, afinal, ele começou como um simples projeto universitário para interagir com os colegas de sala de aula na Harvard e acabou se tornando um  conglomerado com um faturamento bem superior a US$100 bilhões de dólares.

Além disso, não é necessário mirar muito alto para ter ideias de negócios lucrativos. Contudo, é possível se inspirar e acreditar fielmente que você também conseguirá alcançar o sucesso que tanto almeja ao se tornar empreendedor de um negócio que será lucrativo. Isso porque o primeiro passo para ter sucesso é começar, se você tiver uma ideia e investir nela, independente de qual seja, saiba que esse já é um passo importante para que você possa ter sucesso.

Pensando em te ajudar com isso, separamos algumas ideias de negócios lucrativos para você se inspirar. Afinal, é fundamental que ao empreender você crie algo único e com um diferencial que só você tenha, mas para isso, analise nossas ideias para se inspirar. Boa leitura!

12 ideias de negócios lucrativos para investir

ideias de negócios lucrativos para investir
Hoje em dia você pode empreender apenas usando um computador (imagem: Reprodução)

Antes de mais nada, as ideias de negócios lucrativos que prosperam tem entre elas alguns pontos importantes em comum. Pontos esses nos quais todos os empreendedores precisam estar atentos para não deixar passar batido. Dessa forma, um dos principais é que para conseguir se destacar no mercado de trabalho, muitos acabam investindo em modelos de negócio novos, e que ainda são desconhecidos.

Entretanto, por outro lado é bem difícil criar algo do zero quando não se tem tanto tempo para pesquisar ou recursos livres para investir. Dessa forma, o mais importante é você investir em um modelo de negócio no qual você se identifique de alguma forma. Já outro elemento fundamental é a capacidade de seguir em frente apesar das dificuldades que provavelmente irão surgir, isso é normal, e é importante que você esteja pronto para quando elas chegarem.

Ou seja, para ter ideias de negócios lucrativos é necessário ser uma pessoa bastante resiliente até que os bons resultados comecem a aparecer.  Por esse motivo, separamos uma lista de ideias de negócios lucrativos para te ajudar, veja:

1- E-commerce

Em primeiro lugar, para investir em um e-commerce, você precisa começar pesquisando um nicho de mercado lucrativo e que você se identifique de alguma forma, além disso, o próprio Google pode te ajudar com isso. Outro ponto, é fundamental também criar uma marca e um nome de domínio personalizados, que poderão ser utilizados na plataforma de comércio eletrônico de sua loja online. Além disso, busque trabalhar com fornecedores  confiáveis no mercado de trabalho e tenha boas opções de pagamento e envio mais variáveis possível.

Outro ponto que precisa de atenção é desenvolver uma boa estratégia de marketing digital para conseguir promover seu próprio negócio e monitore de forma constante seu desempenho para conseguir fazer ajustes sempre que necessário. Além disso, você tem a opção de criar o seu próprio e-commerce, ou criar uma loja online em um já existente, como é o caso da shopee, por exemplo. Para criar seu perfil empreendedor na shopee é bem simples e gratuito (shopee.com.br).

2- Dropshipping – Ideias de negócios lucrativos

Sem dúvidas, essa é  uma das melhores opções de ideias de negócios lucrativos para quem deseja começar o seu negócio do zero e sem precisar investir muito. Sendo assim, o dropshipping se trata de uma modalidade de e-commerce que se caracteriza principalmente pelo fato do vendedor atuar apenas como o meio campo, fazendo a comunicação entre o cliente e o fornecedor, isso porque você não precisa adquirir os produtos antes e cuidar de toda a logística do negócio.

Dessa forma, um bom atendimento é fundamental nesse modelo de comércio eletrônico. Sendo assim, a dica de ouro para quem deseja ter sucesso nesse meio é repassar os pedidos para o fornecedor o mais rápido possível, isso porque ele será o responsável pelo envio direto do produto ao cliente. Outra dica preciosa é se dedicar ao marketing de relacionamento com o cliente para que você consiga impulsionar as vendas e consequentemente garantir uma experiência mais positiva. 

3- Tradução

Diferente da opção e-commerce no qual você não precisa ter experiência para iniciar o seu negócio, é só começar, no ramo da tradução ter uma experiência no mercado é fundamental para poder trabalhar nesse meio. Dessa forma, você precisa começar criando um portfólio com exemplos reais do seu trabalho e promover seus serviços por meio de uma plataforma profissional, redes sociais e contatos profissionais. 

Outro modelo de negócio que pode ser explorado é o de agência. Dessa forma, nesse negócio de formato você funciona como uma espécie de “hub” fazendo a conexão de tradutores, empresas e clientes pessoa física. Sem dúvidas, essa é uma grande oportunidade de se tornar um empreendedor de pequenos negócios no ramo da tradução, que ainda é uma área que está sendo desenvolvida no mercado. Por esse motivo, é super possível criar um negócio nesse meio que seja um diferencial e faça sucesso.

4- Marketing de afiliados – Ideias de negócios lucrativos

Os empreendedores de sucesso tem se dedicado muito ao universo digital, desde o e-commerce até os diversos formatos de marketing. Assim como é o caso do marketing de afiliados, isso porque os profissionais da marca tem a missão de explorar marcas, produtos e serviços que já são bem colocados no mercado. Desse modo, você já passa a pular algumas etapas, podendo já iniciar no mercado já se inscrevendo em alguns programas de afiliados.

Dessa forma, para conseguir fazer vendas vai precisar criar uma plataforma online. Seja ela um site ou um blog profissional para poder promover os produtos ou serviços com um conteúdo de qualidade e direcionado. Assim, utilizando as técnicas de SEO para conseguir fazer vendas de qualidade. Além disso, você pode promover seus links afiliados usando mídias sociais, marketing de conteúdo e campanhas de e-mail. Sempre acompanhando suas conversões e otimizando suas estratégias de marketing de forma contínua. 

5- Desenvolvimento de sites

Para quem possui habilidades e até mesmo cursos ou ensino superior na área de design web e programação, um excelente nicho  é o de desenvolvimento de sites. Isso porque ele sempre está em desenvolvimento no mercado, por conta da alta demanda de blogs e sites profissionais. Dessa forma, para ficar conhecido você precisará criar um portfólio com exemplos de alguns modelos de sites que você já desenvolveu. Para dessa forma, poder chamar a atenção de uma futura clientela.

Além disso,  não se esqueça de promover seus serviços em grupos de amigos, redes sociais e diretórios online. Assim, você consegue estabelecer valores competitivos, cuidando sempre de todo suporte ao cliente. Não deixe de construir relacionamentos por meio de estratégias de fidelização, entregando o projeto ao cliente dentro do prazo estipulado. 

6- Consultoria – Ideias de negócios lucrativos

Uma consultoria é uma excelente opção de ideias de negócios lucrativos, isso porque ela permite que você use suas habilidades e seus conhecimentos especializados para ajudar seus futuros clientes a resolverem seus problemas profissionais e alcançarem seus objetivos. Além disso, você pode oferecer para eles serviços especializados, trabalhar de forma remota e ter mais flexibilidade nos seus horários. 

Além disso, a demanda por consultorias em diferentes áreas costuma ser bem alta e você pode até mesmo cobrar honorários competitivos. Principalmente quando tiver uma reputação mais consolidada no mercado de trabalho e casos com bastante sucesso para poder usar como exemplo.  Dessa forma, algumas das possibilidades de áreas para trabalhar, são:

  • Finanças;
  • Imagem pessoal;
  • Organização e produtividade;
  • Saúde;
  • Moda;
  • Comunicação;
  • Bem-estar;

Exemplos de empreendedores de sucesso que construíram sua carreira como consultores é o que não faltam. Além disso, você pode acabar encontrando boas ideias de negócios lucrativos que deram certo nesta área de atuação, principalmente no nicho que você pretende atuar.

7- Loja de roupas e acessórios

Primeiramente, o varejo sempre tem espaço disponível para empreendedores que estejam em busca de crescimento no mercado empreendedor. Isso porque aproximadamente 61% dos brasileiros atualmente costumam comprar mais pela internet do que em lojas físicas, isso segundo informações de um estudo publicado pelo portal G1.

Nesse caso, uma boa opção dentro desse mercado é o de roupas e acessórios vintage. Isso aproveitando o hype gerado por uma onda mais retrô. Além disso, essa é uma opção de produto sempre disponível que pode acabar sendo vendido depois de ser redirecionado, consequentemente proporcionando altas imagens.

8- Design Gráfico

Caso você tenha alguma experiência criativa e goste da flexibilidade que o trabalho remoto oferece, talvez a área de designer gráfico seja ideal para você trabalhar. Dessa forma, você pode optar por trabalhar em uma grande variedade de projetos, assim, atendendo a setores dos mais variados no segmento B2C e B2B. 

Sem contar que a área do design gráfico possui um grande potencial de crescimento profissional e financeiro. Além da grande possibilidade de construir uma carteira mais diversificada para trabalhar com clientes internacionais. Sendo assim, isso tudo acaba justificando a presença do design gráfico em nossa lista de ideias de negócios lucrativos.

9- Cursos online – Ideias de negócios lucrativos

Uma pesquisa feita pela instituição Global Market Insights (em inglês) revelou que o mercado global de e-learning deverá valer aproximadamente US$375 bilhões até o ano de 2026. Ou seja, essa é a sua chance de crescer no mercado ao empreender. Isso impulsionado pela demanda por aprendizado flexível e on demand. 

Dessa forma, você pode aproveitar aquela habilidade que já possui e organizar seus conhecimentos dentro das normas de cursos online para  poder lucrar com o talento e conhecimento que você já tem dentro de você. Para fazer isso, você pode utilizar plataformas como Prezi, Slideshare e Canva (www.canva.com).

10- Agência de marketing digital

Outra possibilidade bastante promissora para quem deseja empreender é o segmento de agências de marketing digital. Dessa forma, de acordo com um relatório realizado pela EMR (em inglês) o mercado no nicho do marketing digital tende a aumentar em 13,1% entre os anos de 2023 até 2028. Assim, o crescimento da demanda por estratégias de marketing online mostra que existe um grande potencial de crescimento nesse setor.

Não custa nada lembrar que existem diversas agências de marketing que começaram assim, como pequenos empreendedores, muitas vezes trabalhando de dentro de casa. Como todos os nichos existentes, para trabalhar nessa área você precisa ter força de vontade e persistência, sem contar com o conhecimento que precisa estar sempre em crescimento e se desenvolvendo.

11- Coaching ou mentorias online

O segmento de coaching e mentoria também estão passando por um crescimento bastante visível no mercado. Dessa forma, em certos nichos como o de esportes, por exemplo, o mercado se encontra ainda mais aquecido, com um crescimento estimado de até 5,8% até o ano de 2027.

Para quem tem interesse em empreender nessa área, é fundamental desenvolver algumas habilidades de comunicação e construir uma presença online mais sólida. Além disso, é necessário criar um programa bem estruturado de treinamentos que deverão ser promovidos através do já citado anteriormente, marketing digital.

12- Produtos e cuidados para pets – Ideias de negócios lucrativos

Sem dúvidas, o mercado de produtos e cuidados para pets, é um nicho que está sempre passando por um constante crescimento. Principalmente com o grande aumento nos gastos com os animais de estimação. Além disso, o Brasil é considerado o segundo maior país do mundo para esse modelo de trabalho prosperar.

Para empreender no mercado pet, é fundamental que você crie uma marca única e exclusiva. Isso para que você consiga se destacar e ganhar mais visibilidade em um nicho com um grande apelo emocional. Além disso, procure estabelecer parcerias com fornecedores que sejam confiáveis e busque montar uma loja online bem atraente. Promovendo digitalmente sem deixar de lado uma excelência no atendimento direto com os clientes.

Conclusão sobre ideias de negócios lucrativos

As ideias de negócios lucrativos são muito amplas e o momento de escolha do nicho é fundamental. Entre alguns pontos importantes, você precisa levar em consideração que é fundamental que você sinta alguma finalidade com o ramo escolhido, para tornar as coisas mais fáceis e mais haver com você e o seu estilo de vida e habilidades.

Isso porque financeiramente falando também é um investimento maior você começar algo que não tem nenhuma ideia, isso porque será necessário que você tenha ao menos um pouco de conhecimento no assunto. Além disso, você pode optar por negócios online, como um e-commerce, por exemplo, que te dá a liberdade de trabalhar da sua casa ao menos de início. Nesse caso, você só precisa ter um espaço para criar um estoque para os produtos que serão vendidos.

Além disso, existem as opções que não exigem um investimento de início, que é o caso do marketing digital. Onde o único gasto inicial que você pode ter é com algum curso ou alguma forma de aprendizagem para você aprimorar seus conhecimentos na área. Caso você seja uma pessoa mais tradicional e queira criar uma loja física de roupas, por exemplo. Aí nesse caso será necessário fazer um investimento maior, incluindo um ponto comercial, prateleiras, produtos para venda e até mesmo funcionários. Por isso, antes de definir você precisa ter em mente o que quer, o quanto está disposto a gastar financeiramente, entre outros pontos importantes.

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.