Investir é fundamental para ter uma vida mais estável, mas por onde começar? O primeiro passo é começar pelos melhores investimentos em bancos.
Os melhores investimentos em bancos são ótimos, principalmente se você está começando do absoluto zero e nunca fez um investimento na vida.
Especificamos cada um dos investimentos em instituições bancárias e para te ajudar a investir corretamente falaremos sobre os bancos com mais variedade de ativos para investir, vamos agora entender cada um deles.
1. Certificado de Depósito Bancário
Sabia que tem como ganhar dinheiro com empréstimos? Você não leu errado, é isso mesmo, pode ganhar dinheiro enquanto o banco empresta dinheiro para outras pessoas.
Em primeiro lugar, o que realmente é o Certificado de Depósito Bancário? O CDB é um título de Renda Fixa, destinado para pessoas físicas que desejam investir dinheiro em bancos, em troca de recebê-lo após um período com juros.
Muita gente gosta de utilizar o CDB para criar sua reserva de emergência, pois é uma aplicação segura e com alternativas de liquidez diária, o que é perfeito para quem está juntando uma quantia para momentos de dificuldade.
Como o banco usa esse dinheiro? O banco repassa esse dinheiro para outras pessoas como empréstimos. Funciona assim, o investidor deixa o dinheiro nesse investimento, o banco pega esse montante e passa para outro indivíduo com juros mais altos.
Depois ele devolve o dinheiro do investidor com uma parte do lucro que obteve do empréstimo. Assim, ambos ganham dinheiro.
Outra divisão do Certificado de Depósito Bancário é que o investimento pode ser pré-fixado (quando o investidor já sabe o lucro que terá) e o pós-fixado (está sujeito a alteração da taxa Selic).
Essa taxa que mencionamos é alterada todos a cada 45 dias, podendo ser mantido os juros ou ser reduzido. Como consequência, tem mais risco com o pós-fixado.
Por fim, alguns bancos oferecem o rendimento de 100% do CDI, outros têm porcentagem mais elevadas, mais adiante entenderá exatamente quanto os melhores bancos estão oferecendo de rendimento.
2. Letra de Crédito Imobiliário (Melhores investimentos em bancos)
A Letra de Crédito Imobiliário é um ativo diferente do CDB, mesmo sendo um ativo de renda fixa também, pois a ligação é totalmente com o setor imobiliário.
Os bancos oferecem essa aplicação como uma forma de arrecadar fundos, este montante é usado para fornecer empréstimos, mas o principal uso é para disponibilizar financiamentos imobiliários.
Por que a LCI é uma aplicação segura? Todos os investimentos em renda fixa estão protegidos pelo FGC (Fundo de Garantia de Crédito). Assim, se a empresa falir, você recebe o seu dinheiro de volta sem dificuldades, só precisa ficar atento pois o fundo só protege até R$250.000,00.
Geralmente o LCI não tem liquidez diária, ou seja, não pode sacar a qualquer momento. Na realidade, é um ativo com data de vencimento (só pode receber depois da data definida).
Dessa maneira, o LCI não serve para reserva de emergência, mas é uma ótima opção se pensa no médio ou longo prazo. Na maioria das vezes a Letra de Crédito Imobiliário tem 90 dias de carência, então só pode receber seu dinheiro depois de 03 meses.
Sobretudo, nem precisa se preocupar em pagar o imposto de renda, pois ele já é cobrado sobre seus investimentos.
Com base nesses dados, vale a pena aplicar em LCI, pois este é um dos melhores investimentos em bancos. Todavia, ele não é o único, continue lendo para ver mais.
3. Fundos imobiliários (Melhores investimentos em bancos)
Ainda falando sobre ativos ligados a imóveis, precisamos falar sobre os fundos de investimentos imobiliários.
A princípio, os fundos imobiliários funcionam da mesma forma que um condomínio, onde não está aplicando seu dinheiro sozinho, mas junto com outras pessoas.
A dinâmica é a seguinte, você escolhe o fundo e aplica o dinheiro, todos os outros investidores fazem a mesma coisa, lembrando que essa aplicação é em títulos de renda variável.
Só que a responsabilidade por escolher onde investir não é sua, pois há um analista ou empresa especializada em finanças, ou seja um especialista que já tem anos de experiência.
Nesse caso precisa incluir os seus investimentos nos fundos na sua declaração do Imposto de Renda e só pagará tributo sobre o lucro que tiver nas suas aplicações.
Tipos de fundos imobiliários
Um ponto que deve analisar no fundo é o seu tipo, essa informação é relevante para entender exatamente onde está investindo seu dinheiro, vejamos agora quais são eles:
- Títulos de tijolo: nesse caso está aplicando em locais físicos, é uma boa possibilidade se quer aproveitar e ganhar dinheiro com negócios locais. Alguns exemplos deste título são: Shoppings, Lojas corporativas, Galpões e Hospitais e até mesmo imóveis Residenciais;
- Fundos de papel: diferente do título de tijolo, aqui não há nenhuma ligação com imóveis físicos. Na prática, seu dinheiro está investido em créditos imobiliários, alguns exemplos são esses: LH (Letras Hipotecárias) e o Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
- Híbridos: aqui acontece uma mistura entre créditos imobiliários e aplicações em locais físicos. Sendo assim, é um bom jeito de poder receber um valor alto.
Qual é o melhor FIIs? Bom, isso depende do que está buscando, geralmente a diversificação é a melhor coisa a fazer, portanto, opte por deixar parte do seu dinheiro nos títulos de tijolos e outros nos de papel.
Em suma, os fundos imobiliários são ótimos investimentos para quem está começando a entrar na renda variável, mas não quer correr grandes riscos. O rendimento do Flls pode ser alto, mas não tem a segurança das aplicações em renda fixa e também não está protegido pelo FGC.
Para investir em fundos pode escolher uma corretora de investimentos ou escolher um banco que tenha esse ativo. Nas opções que mencionamos mais adiante encontra diversas empresas que têm Flls, ativos de renda fixa e até mesmo ações.
4. CRIs e CRAs (Melhores investimentos em bancos)
A princípio, o CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e o CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) são dois ativos de Renda Fixa, ambos são emitidos geralmente por bancos que têm autorização para negociar esse tipo de título.
Qual é a diferença entre os dois? Primordialmente o CRI é quando o investimento será enviado para o setor imobiliário. Por outro lado, no CRA a principal diferença é para onde o montante é destinado.
Assim, quando alguém que tem imóveis busca financiamento ou empréstimos para melhorar a casa. Já o Certificado de Recebíveis do Agronegócio é destinado a empreendedores que precisam comprar maquinários ou realizar qualquer ampliação em suas fazendas.
Este que é um dos melhores investimentos em bancos tem 03 modalidades:
- Pré-fixado: descobre os juros que receberá antes mesmo de investir;
- Pós-fixado: seu lucro vai depender das alterações do mercado;
- Híbrido: parte é fixada com antecedência e varia conforme o IPCA.
Ademais, existem algumas vantagens ao investir em CRI e CRA, as 05 principais são:
- Renda atrativa
- Diversificação
- Ligado ao mercado imobiliário
Todavia, tem alguns pontos negativos que deve considerar, como a liquidez reduzida, ser um investimento complexo e precisa aprender a analisar bem os ativos antes de ter bons resultados nas suas aplicações.
5. Investimento em ouro
Na atualidade, não é possível comprar grandes quantidades de ouro, pois, é um recurso escasso e de alto custo.
Contudo, isto não impede que realize investimentos em ouro comprando ativos como o ETF GOLD11, pois aplica seu dinheiro nesse ativo indiretamente.
Por que é bom investir em ouro? Esse recurso ainda é uma boa forma de se proteger em momentos de crises econômicas, já que ele não tem ligação com outros ativos, mantendo um bom lucro mesmo em momentos de aperto financeiro. Confira as vantagens que tem com o investimento em ouro:
- Reserva para momentos difíceis: mesmo quando o país está em momentos de dificuldade financeira o outro se mantêm valorizado;
- Liquidez: o ouro é de fácil aquisição e venda;
- Descorrelação: ele não está conectado com ativos de renda variável.
A forma como se obtêm o ouro por meio da B3 (Bolsa de Valores Brasileira), há alguns ativos que pode obter, como o BIAU39, GOLD11, AURA33 e também por meio de contratos futuros de ouro.
Se tiver mais de R$100,00 já pode começar a ganhar dinheiro por meio da aplicação em ouro, lembrando que é um investimento seguro, mas que também está sujeito a oscilações, do mesmo modo que outros ativos, mesmo que em uma proporção menor.
6. Fundos (Melhores investimentos em bancos)
Anteriormente já explicamos como funcionam os fundos, mas não há apenas o fundo imobiliário, também existem outras alternativas, falaremos brevemente sobre cada uma delas:
- Fundos de ações: o analista apenas escolhe ativos da bolsa de valores, majoritariamente empresas e startups, por consequência tem mais risco, só que quando encontra bons ativos tem um alto retorno;
- Fundos de renda fixa: se procura aplicar em ativos como CDB, LCI, CRI, CRA, Tesouro Direto, entre outros.
- Fundo de previdência: neste caso, investir em um fundo que tem como sigla PGBL e VGBL, é uma boa opção para o longo prazo.
Esses são os outros 03 tipos de aplicações que vale a pena conhecer, caso decida investir em fundo, mas lembre que os fundos têm período de carência, então não o recomendamos para construir uma reserva de emergência.
07. Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o tipo de investimento onde empresta seu dinheiro para o governo, este também é um ativo de renda fixa.
De certo modo, o Tesouro Direto é tão seguro quanto a poupança, pois está emprestando seu dinheiro para o Governo Federal e tem a certeza de que receberá o dinheiro.
Como o Estado usa esse dinheiro? Ele usa o montante para melhorar o país, fazendo investimento na saúde, educação, entre outras áreas.
Por que a poupança não é um dos melhores investimentos em bancos?
Já apresentamos os 07 melhores investimentos em bancos e pode perceber que a poupança não está entre eles, falaremos agora sobre os motivos para isso.
O que é a poupança? Esse investimento é quando seu dinheiro fica guardado em uma conta no banco, sendo muito seguro. Aliás, a poupança é a aplicação mais segura do Brasil.
Só que nos investimentos quanto maior é o risco, maior também será a chance de ganhar ou perder. Por outro lado, quanto menor o risco, mais reduzida será a taxa de juros que recebe.
Portanto, devido à poupança ser uma aplicação extremamente segura sua lucratividade é baixíssima, muitas vezes ficando abaixo da inflação.
Logo, acaba não compensando, pois a rentabilidade é muito abaixo do que o CDB, por exemplo, que é uma aplicação onde dificilmente perderá dinheiro e tem uma taxa de juros muito melhor do que a poupança.
08 Melhores bancos para investir
Conheceu todos os melhores investimentos e já entendeu porque a poupança não é uma boa aplicação, agora vejamos onde e por onde pode investir.
1. Pagbank
O primeiro dos bancos onde pode investir é o Pagbank, essa empresa tem muitos produtos que te ajudam a ganhar dinheiro por investimentos e construir sua reserva de emergência.
Ademais, também pode fazer investimento em renda variável, comprando tanto fundos de investimentos, quanto a aquisição direta de ações, por meio da bolsa de valores.
Sobretudo, apenas por deixar seu dinheiro na conta do Pagbank seu dinheiro já rende 100% do CDI, tendo um lucro de 13,65% por ano, sendo uma rentabilidade maior do que muitos investidores têm na renda variável.
Entender se o banco é confiável é algo muito importante, entenda como foi o atendimento deles nos últimos 12 meses no Reclame Aqui:
- Nota média: 8,1;
- Reclamações que responderam: 97,4%;
- Voltaram a negociar: 70,4%;
- Índice de solução: 88%.
Assim, podemos concluir que o Pagbank é um banco interessante para investir, oferecendo ativos de renda fixa e variável, sem falar dos outros produtos, como o cartão de crédito. Somado a isso ainda pode controlar tudo pelo aplicativo, o que deixa tudo mais fácil.
Caso tenha se interessado pelo Pagbank, acesse o site oficial da empresa e abra sua conta em pouco tempo (https://cadastro.pagseguro.uol.com.br/). Dessa forma poderá investir com pouca burocracia.
2. Nubank (Melhores investimentos em bancos)
Primordialmente, o Nubank é um banco muito conhecido por conta da praticidade e inclusive foi o pioneiro nos bancos digitais, tendo mais de 40 milhões de clientes, tendo produtos muito conhecidos, entre eles o principal destaque é o cartão Nubank Roxinho.
Agora além de praticidade para gerenciar o seu dinheiro o Nubank também te ajuda a investir e diversificar seu patrimônio por meio do NuInvest.
Usando essa plataforma pode investir seu dinheiro em títulos, como ações, ETFs, FII, CDB, Fundos de Investimentos, BDR, Tesouro Direto.
Ademais, caso seja um investidor trader pode usar a plataforma oferecida no NuInvest, onde consegue analisar os gráficos, tendo todas as informações para tomar boas decisões em seus investimentos.
Sobretudo, também pode usar as Caixinhas do Nubank, elas te ajudam a organizar seu dinheiro de acordo com o objetivo que tem. Por exemplo, consegue separar o dinheiro para viajar e criar outra caixinha para comprar um carro, o rendimento delas é de acordo com o CDI.
Aliás, também pode apenas deixar seu dinheiro na conta-corrente, pois, ela já rende 100% do CDI, apenas fique atento, pois o rendimento só é feito em dias úteis (segunda a sexta).
O Nubank também é uma empresa bem confiável, pois tem uma nota alta nos últimos 12 meses, tendo nota 8,3,
3. Inter
Quando se pensa em investimentos o Banco Inter é um dos mais variados e com uma diversidade de produtos, podendo usar apenas o app Inter para ter total controle sobre o seu dinheiro.
Afinal, como funciona o Inter Invest? Em primeiro lugar, poderá investir em renda fixa (CDB, LCI, CRI, CRA, LC, LCA), bem como renda variável (Fundos, Ações).
Sendo assim, consegue diversificar seu dinheiro e aproveitar todas as tendências do mercado. Além disso, não há corretagem no Inter e ainda a declaração do Imposto de Renda é simplificada.
O que diferencia o Inter dos demais bancos e corretoras? Investir no Brasil é algo importante, mas chega um momento em que é necessário expandir os horizontes, começando nos investimentos internacionais. Esta instituição bancária oferece possibilidades para investir nos EUA, sendo uma possibilidade interessante para quem já tem experiência com aplicações financeiras.
Todas as informações são mostradas com facilidade no aplicativo, então se está começando nos investimentos não terá nenhuma dificuldade para analisar os títulos.
Falando um pouco sobre os demais produtos do Inter, ele tem um bom cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, consórcios. Estes são apenas alguns dos vários recursos que terá quando abrir sua conta nessa instituição bancária.
4. Banco Pan
Sendo um dos melhores bancos digitais, o Pan oferece uma variedade de recursos para quem está buscando aplicações financeiras de qualidade e seguros, já que o Pan foca em renda fixa.
Como investir no Pan? Antes de tudo, deve ter uma conta no banco, depois terá acesso ao conta digital por onde o investimento é feito, veja o passo a passo:
- Acesse o app do Pan;
- Clique na aba “Investimentos”;
- Defina o valor que investirá
- Já tem o seu dinheiro aplicado no CDB Pan.
A principal vantagem que tem ao investir no CDB deste banco é que ele rende 103% do CDI, portanto, terá um bom lucro. Aliás, ele tem liquidez diária, portanto, é uma excelente alternativa para quem está na fase de construir a reserva de emergência.
Caso tenha dúvida com relação à confiabilidade do Pan, saiba que nos últimos 12 meses eles tiveram nota 7,4 no Reclame Aqui e tem um índice de solução de conflitos de 79,7% que é uma quantia alta.
Sobretudo, terá acesso a diferentes tipos de crédito, aliás, tendo um dos melhores empréstimos consignados, também pode realizar um financiamento no banco, pois eles ficam, sem falar do cartão de crédito, entre outros produtos.
5. C6 Bank (Melhores investimentos em bancos)
C6 é um banco focado em deixar sua vida mais rápida e prática e de certa forma “a sua cara” pois há várias personalizações que pode fazer pela conta.
No que diz respeito aos melhores investimentos em bancos, o C6 não oferece apenas uma variedade de ativos, mas também uma assessoria, onde consegue ver indicações de investimentos que foram analisados por especialistas.
Ademais, durante essa assessoria um especialista analisa todos os ativos que está investindo e com isso o banco te mostra os que não estão gerando bons resultados e mostra onde pode melhorar como pessoa.
Sobretudo, tem corretagem zero ao investir em Fundos, ações, ETFs, BDRs, CDBs, Mercados Futuros e Previdência. Logo, poderá diversificar seus ativos sem se preocupar com as tarifas.
Recentemente foi criado o C6GlobalInvest, uma ferramenta que te ajuda a diversificar ainda mais sua carteira de investimentos comprando ativos internacionais.
Se quer um banco completo, saiba que o C6 tem 03 cartões de crédito totalmente personalizáveis, empréstimo com garantia, financiamentos e todo seu dinheiro é gerenciado pelo app. Dessa maneira, em poucos cliques já sabe tudo sobre como está sua vida financeira.
6. Itaú
O Banco Itaú é um dos mais completos do Brasil, com cartões de crédito para cada objetivo, essa diversificação não é diferente nos investimentos, consegue começar com apenas R$1,00. Hoje, pode investir em:
- Fundos;
- Tesouro Direto;
- Fundos Imobiliários;
- Previdência;
- Ações;
- CDB e renda fixa;
- COE;
- Poupança.
Aliás, o banco tem a sua própria corretora de investimentos integrada com sua conta bancária. Inclusive, acompanha seus rendimentos pelo aplicativo.
Para te ajudar ainda mais a atingir seus objetivos é o conteúdo educacional que te ensina tudo sobre os investimentos, indo do básico ao avançado.
Se gosta de correr riscos eles ainda oferecem plataformas como o Home Broker, que é um dos melhores para quem opera no Day Trade.
Outra vantagem é o atendimento tradicional na agência física, o que te ajuda a resolver seus problemas diretamente com o gerente, sendo um diferencial e sem abdicar do atendimento digital que também é realizado.
Em suma, o Banco Itaú é um dos melhores para investidores, pois conforme aumenta seu patrimônio pode ir usufruindo dos outros itens que a instituição tem a oferecer. Ainda há outros bancos ótimos para investidores, continue lendo para conhecê-los.
7. Sofisa Direto
Outro banco onde pode investir com praticidade é através do Sofisa Direto, vejamos como o banco te ajuda a atingir seus objetivos financeiros.
Em primeiro lugar, eles te ajudam a diversificar seus investimentos através dessas 03 alternativas:
- Certificado de Depósito Bancário;
- LCI e LCA;
- Fundos de Investimentos.
Independente de qual área escolher não pagará nada de juros, pois o banco tem corretagem zero. Sobretudo, eles ainda vão te auxiliar com outros recursos, por exemplo o questionário que te ajuda a descobrir seu perfil de investidor.
Também terá o cartão múltiplo do Sofisa Direto e consegue realizar todas as suas compras e conferir todos os gastos, bem como seus investimentos por meio do Internet Banking.
Ademais, o Sofisa Direto tem um atendimento de alta qualidade, para ter ideia, nos últimos 12 meses a nota deles foi 8,2 no Reclame Aqui e tem um índice de solução bem alto, sendo de 86,5%.
8. BTG Pactual
Primordialmente, o BTG Pactual é um banco que foca tanto em produtos para empresas, quanto para pessoas físicas. Bom, os investimentos que pode fazer com o BTG Pactual são bem diversificados, indo da renda fixa (CDB, LCI, Previdência Privada) até a renda variável (fundos e ações).
Também pode contratar uma assessoria onde aprende tudo sobre os investimentos, conseguindo ter ajuda para tomar boas decisões na hora de escolher seus ativos.
Em todos os melhores investimentos para iniciantes não paga corretagem, apenas tem que pagar caso faça o câmbio, nas demais possibilidades não paga nenhum imposto.
Será que o BTG Pactual é confiável? Analisamos o último ano de atendimento da empresa, e concluímos que ela é confiável, pois a nota deles é 8,7 e ainda tem o certificado RA1000 que só conseguem quando tem mais de 90% de índice de solução.
Conclusão sobre os melhores investimentos em bancos
Investir não é algo fácil, principalmente quando não se sabe por onde começar, por isso te mostramos os melhores investimentos em bancos.
Hoje os bancos têm aplicações variadas, isso é uma das melhores coisas que pode fazer, pois deve diversificar seu dinheiro, pois aproveita todas as oportunidades e quando um ativo está em baixo não perde a lucratividade em seus investimentos.
Todavia, escolher o banco onde investirá é uma decisão tão importante quanto saber onde aplicar o dinheiro, pois, deve escolher uma instituição que seja confiável, não tenha cobrança de taxas e ofereça ativos de renda fixa e variável.
Obter conhecimento sobre dinheiro é algo fundamental para conseguir ter resultados nos investimentos, mas por onde começar a estudar? Bom, recomendamos que conheça os melhores cursos de finanças, há opções gratuitas e pagas que vão te levar a ter total controle sobre suas finanças.