O que é Portabilidade de Crédito: Como Funciona e Principais Modalidades!

Quando fazemos um financiamento ou empréstimo com uma instituição financeira, às vezes nos sentimos presos ou limitados, por isso saber O Que É Portabilidade de Crédito pode ajudar. 

Portanto, quando você sabe O Que É Portabilidade de Crédito, entende que é  uma alternativa para que seja mais simples o processo de levar seu financiamento ou empréstimo para outro lugar.

Desta forma, é preciso entender bem como funciona e O Que É Portabilidade de Crédito, assim como suas vantagens conseguem te ajudar. 

O que é Portabilidade de Crédito?

o que é portabilidade de crédito
Mulher concentrada (Imagem: reprodução)

Primeiramente, é preciso saber O Que É Portabilidade de Crédito: ela existe como uma alternativa, às vezes muito bem-vinda, durante seu empréstimo ou financiamento.

Dito isso, como se trata de um processo onde é preciso ter calma, é necessário conhecer seus detalhes e funcionamento antes de solicitar. 

Na Portabilidade de Crédito, você transfere sua dívida para uma outra instituição financeira que oferece melhores condições de pagamento. 

Deste modo, ter a possibilidade de buscar por opções mais vantajosas para pagar seu empréstimo ou financiamento ajuda muito.

Para mais, a Portabilidade de Crédito foi instaurada em 2013 pelo Banco Central, como uma forma de melhorar as propostas para os consumidores.

Quando um empréstimo ou financiamento possui condições melhores para o cliente, esse é capaz de transferir sua dívida, seguindo alguns passos. 

Não deixe de conferir Financiamento Online: Uma Alternativa para Obter Crédito

Além disso, com essa alternativa, a competitividade entre instituições financeiras se tornou maior, beneficiando o mercado e os consumidores.

Assim sendo, um consumidor consegue levar seu empréstimo para uma instituição que ofereça um bom negócio, então se tornou dever das instituições apresentarem boas condições para seus clientes. 

Com relação a transferência da dívida, é possível fazê-lo a qualquer momento, mas é preciso estar atento. 

Portanto, a Portabilidade de Crédito exige o cancelamento do contrato e a quitação da dívida de maneira antecipada na instituição original!

Ademais, é preciso destacar que ao fazer a Portabilidade de Crédito não é permitido que valores ou prazos superem o contrato original. 

Essa é uma excelente alternativa para os consumidores e é importante estar atento às oportunidades que surgem!

Como Funciona Portabilidade de Crédito?

Agora que você sabe O Que É Portabilidade de Crédito, saiba que ela possui algumas exigências e condições, por isso você precisa conhecê-las antes de contratar. 

Deste modo, saiba que quanto melhor você conhecer a operação, menores são as chances de acabar sendo pego de surpresa durante o processo. 

Sendo assim, o primeiro passo para a Portabilidade de Crédito é entrar em contato com a instituição financeira onde está sua dívida e fazer o pedido do extrato com saldo devedor, para fazer a quitação antecipada. 

Esse extrato possui os cálculos com o valor presente da dívida, excluindo assim os juros não pagos. 

Desta forma, é uma obrigação da instituição financeira informar os dados em até um dia útil.

Para mais, caso se negue, você tem o direito de ir até o Banco Central e registrar uma reclamação. 

Entre as informações que a instituição deve passar, estão o valor de cada parcela, número do contrato, prazo total e remanescente, taxa de juros anual, modalidade de crédito, saldo devedor atualizado e demonstrativo da evolução do mesmo. 

É preciso ressaltar que ter acesso a essas informações sobre sua dívida é um direito que você tem e a instituição precisa te informar quando solicitado. 

Desta maneira, você usará essas informações para solicitar o crédito eficiente, que será usado para a quitação da dívida em uma outra instituição financeira. 

Assim sendo, com a operação de crédito aprovada, a nova instituição financeira irá assumir a dívida após pagar o débito. 

Por fim, ao saber O Que É Portabilidade de Crédito,  fazer operações de crédito como: financiamento de veículo, crédito imobiliário, cheque especial, crédito pessoal, cartão de crédito e empréstimo consignado. 

Portabilidade de Crédito Imobiliário

Primeiramente, o sonho da casa própria é uma das prioridades para a população brasileira, então o financiamento imobiliário se tornou muito comum no país.


Contudo, o preço de um imóvel geralmente é alto e costuma estar dividido numa grande quantidade de parcelas que será constante durante anos, com juros e acréscimos.

Desta forma, é normal que o consumidor busque por melhores alternativas para realizar o pagamento deste tipo de negócio. 

Sendo assim, conhecendo O Que É Portabilidade de Crédito ou financiamento imobiliário, você percebe que esta operação é bastante comum e as instituições financeiras precisam levar em conta alguns pontos exclusivos desta forma de empréstimo.

Para mais, muitos financiamentos de imóveis levam décadas até a quitação completa, e, em certos casos, o valor da parcela não diminui. 

Com altas taxas de juros fica complicado manter os pagamentos em dia, portanto a Portabilidade de Crédito surge para ajudar o consumidor a continuar pagando sua dívida. 

O processo para adesão é igual a das outras modalidades de portabilidade, então a nova instituição financeira irá quitar o valor da dívida com a antiga e assumir o financiamento.

Além disso, um ponto muito importante na portabilidade do crédito imobiliário é ter certeza que a nova instituição está por dentro dos custos envolvidos na operação. 

Assim sendo, o custo efetivo do financiamento (CET), é preciso levar em consideração as taxas de avaliação do imóvel e os custos de documentação . 

Ademais, você que sabe O Que É Portabilidade de Crédito imobiliário precisa ter em mente que é uma maneira de pagar as parcelas restantes de seu imóvel, com juros realistas e valores que cabem no bolso. 

Salário

Umas das categorias para conhecer de O Que É Portabilidade de Crédito é a portabilidade do salário, sendo que essa é uma das que gera mais dúvidas no consumidor.

Algumas instituições financeiras oferecem condições mais interessantes para seus clientes, portanto se tornam prioridade para eles.

Além disso, pode acontecer de você preferir uma instituição que seja mais prática para você, mais próxima do trabalho, do serviço ou outro motivo.

Sendo assim, é comum que muitas pessoas busquem pela portabilidade do salário, por receberem seu dinheiro mensalmente em uma instituição que não é priorizada. 

Nesses casos, com a portabilidade do salário é possível para os funcionários de empresas, tanto públicas quanto privadas, decidir qual será o banco em que receberão seus salários. 

Desta maneira, esse é um processo que foi muito bem pensado para funcionar de maneira prática, automática e sem custos. 

Para fazer a Portabilidade de Crédito do salário, você precisa ter em mente que a operação funciona como uma transferência entre contas de bancos diferentes.

Entretanto, o grande diferencial desta operação de crédito é que tudo acontece de forma gratuita e se estenderá por quanto tempo o cliente desejar. 

Para fazer bom uso de seu dinheiro, estude os conceitos da educação financeira através do portal da Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/cursos/educacao-financeira).

Assim sendo, essa é uma modalidade de Portabilidade de Crédito bastante simples e que não exige muita burocracia. 

Empréstimo Consignado

Quanto aos empréstimos consignados, saber O Que É Portabilidade de Crédito de sua dívida vai se mostrar uma alternativa com muito potencial.

Primeiramente, o empréstimo consignado é uma das opções mais populares deste tipo de crédito. 

O principal destaque desta categoria com taxas de juros atrativas é que as parcelas são descontadas na folha salarial ou nos benefícios recebidos, como aposentadorias.

Desta maneira, o empréstimo consignado é muito popular entre funcionários públicos, aposentados e pensionistas, e a Portabilidade de Crédito será útil em algumas situações. 

Para mais, tenha em mente que a portabilidade só é possível em instituições financeiras que possuam convênio com a entidade responsável pelo salário ou benefício. 

Com a nova instituição escolhida, você vai precisar solicitar o Custo Efetivo da Total para sua nova operação de crédito. 

Deste modo, vai ser possível ter certeza que você tomou a decisão certa em transferir sua dívida e que vai gerar economia e condições mais vantajosas.

Com a assinatura do novo contrato, a nova instituição financeira é responsável por fazer a quitação antecipada da dívida com a antiga instituição e então se torna a nova responsável pela operação. 

Todo o processo da Portabilidade de Crédito não costuma demorar, levando geralmente entre 5 e 10 dias úteis.

Contudo, tenha em mente que os prazos variam de instituição para instituição e algumas etapas do processo acabam sendo mais longas que outras. 

Por fim, vale dizer que o empréstimo consignado é o tipo de operação de crédito que mais passa por Portabilidade de Crédito no Brasil.

Onde fazer a Portabilidade de Crédito de Empréstimo Consignado?

São muitas as instituições que oferecem a Portabilidade de Crédito para empréstimo consignado, pois a demanda por esta operação é bastante alta. 

Portanto, com muitas opções é necessário pesquisar bem e procurar aquela alternativa que realmente vai impactar positivamente sua vida financeira.

Sendo assim, após entender O Que É Portabilidade de Crédito e antes mesmo de contratar, recomendamos que faça simulações em diversas instituições financeiras diferentes. 

Quando você simula sua operação de crédito, fica mais fácil de entender quais são as vantagens e desvantagens do negócio. 

Deste modo, não deixe de conferir Simulador de Empréstimo: Como Funciona Esse Sistema?

Além disso, é preciso lembrar que entre as instituições financeiras que oferecem portabilidade para empréstimo consignado estão os bancos, mas não são as únicas alternativas.

Dito isso, algumas fintechs que atuam com empréstimos estão oferecendo negócios atrativos para os consumidores que sabem O Que É Portabilidade de Crédito e estão em busca de um. 

As fintechs possuem taxas de juros interessantes e costumam ter menos burocracia envolvida que os grandes bancos, o que as torna mais acessíveis. 

Para mais, deve-se manter as condições originais do contrato independentemente da instituição escolhida.

Desta forma, a quantidade de parcelas a vencer, data de pagamento e saldo devedor precisam ser mantidos na nova operação. 

As alterações permitidas, e que costumam ser o motivo para a mudança, estão no valor que será pago nas parcelas e, claro, na taxa de juros. 

Por fim, quando estiver fazendo a Portabilidade de Crédito de seu empréstimo consignado, saiba que não existe taxa de cobrança durante o processo, então fique atento quanto a possíveis golpes! 

Qual é o momento certo para fazer a Portabilidade de Crédito?

Saber quando fazer a Portabilidade de Crédito da sua vida não é fácil, mas com análise e paciência você descobrirá.

Portanto, estar por dentro de sua vida financeira, mantendo um planejamento atualizado de contas e gastos é muito importante para momentos como esse. 

Sendo assim, a Portabilidade de Crédito surge como uma alternativa, uma forma de desafogar das contas ou até mesmo de começar um novo investimento. 

Porém, antes de assinar contratos, é preciso ter paciência e buscar fazer uma análise completa de sua situação financeira e da situação do empréstimo ou financiamento.

Para mais, você vai saber que a Portabilidade de Crédito é viável com base no valor do Custo Efetivo Total (CET).

O Custo Efetivo Total diz respeito à soma de todos os encargos e custos envolvidos na operação de crédito.

Se este for menor que o negócio atual, quer dizer que é um negócio para se considerar. 

É preciso ficar atento na hora de analisar e não considerar apenas a taxa de juros como fator principal, são muitos os custos que encarecem a operação além dela. 

Portanto, antes de começar a Portabilidade de Crédito, existem pontos que precisam estar bem alinhados.

Primeiramente, solicite o valor total da sua dívida para a instituição financeira original, o extrato com saldo devedor. 

A instituição é obrigada a te passar esses dados e com eles você vai conseguir entender melhor sua situação no momento. 

Fazer simulações de Portabilidade de Crédito em diversas instituições é uma maneira de conhecer quais são as condições e taxas de cada uma e, então, escolher a melhor para você.

Por fim, não deixe de organizar seu orçamento para garantir que suas parcelas serão pagas em dia, evitando assim cobranças a mais.

Conclusão sobre O Que É Portabilidade de Crédito

A Portabilidade de Crédito é uma alternativa e tanto para quem busca melhores condições para pagar suas dívidas.

Desta maneira, esse tipo de operação de crédito surgiu em 2013, criada pelo Banco Central com dois objetivos em mente.

O primeiro objetivo é aumentar a competitividade entre instituições financeiras, o que eleva para o segundo objetivo, melhores condições de pagamento para os consumidores.

Sendo assim, com a Portabilidade de Crédito se tornou possível transferir sua dívida de empréstimo ou financiamento para outra instituição financeira, com uma oferta melhor.

Antes de solicitar, é preciso fazer o pedido do extrato com saldo devedor da dívida para a instituição responsável pelo empréstimo ou financiamento.


Este é um documento que reúne todas as informações de valores, taxas e prazos da sua negociação, e é seu direito ter acesso a ele. 

Para mais, ao negociar a Portabilidade de Crédito com uma nova instituição, esta quitará a sua dívida com a antiga instituição.

Todavia, a nova operação de crédito precisa obedecer algumas regras, como não superar os valores ou prazos da operação original.

Para mais, na portabilidade do financiamento imobiliário as instituições precisam se atentar aos custos e taxas da operação específica.

Assim sendo, antes de fechar negócio, faça simulações em diversas instituições financeiras diferentes e fique atento quanto ao custo efetivo total.

A portabilidade de salário é bastante simples, gratuita e dura quanto tempo o cliente quiser, garantindo que você receba seu salário no banco de sua escolha.

Por fim, a portabilidade do empréstimo consignado é a mais popular do Brasil e você consegue encontrar excelentes ofertas em várias instituições diferentes.

Deste modo, vale dizer que a Portabilidade de Crédito surgiu para incentivar o pagamento em dia de empréstimos ou financiamentos, com melhores condições para o consumidor.

Rolar para cima

Navegue

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.