Antes de qualquer coisa, conhecer um bom simulador de financiamento imobiliário e como ele funciona não apenas perante bancos, mas também por meio do sistema em si, faz total diferença na hora de fazer o seu.
Isso porque, o objetivo do simulador de financiamento imobiliário é unicamente oferece as melhores ofertas aos seus clientes para que realmente fique ao seu critério escolher o que suprirá suas necessidades naquele momento.
Sendo assim, se também está ansioso para conhecer um pouco melhor como funciona um bom simulador de financiamento imobiliário e quais as vantagens que ele oferece aos seus clientes, fique até o final e aproveite!
3 opções de simulador de financiamento imobiliário
Inicialmente, conhecer um bom simulador de financiamento imobiliário só é possível se fizer comparações com alternativas diferentes com serviços e vantagens especiais em cada uma delas.
Pois, o foco é disponibilizar ofertas para que o próprio cliente escolha aquele que supre suas necessidades, não apenas momentânea, mas a longo prazo também. Então, pensando nisso, trouxemos 3 boas financeiras que oferecem esse sistema de simulação que vale a pena conhecer, como por exemplo:
1 – Simulador Caixa de Financiamento
Em primeiro lugar dessa listagem, para simular por meio do sistema da Caixa o cliente tem acesso especial através do site oficial da financeira (https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/). No momento em que clicar no botão “Simulador Habitacional CAIXA”, você fará todo o processo e verá detalhes sobre prazos e condições.
Nessa página em questão, você preencherá dados iniciais, como indicações se o financiamento feito em nome de PF ou PJ, o modelo de financiamento, valor em média do imóvel, entre outras coisas.
Logo depois, na sequência, preencherá todos os seus dados, como n° de CPF, renda familiar, data de nascimento e telefone para contato. Em seguida, defina uma das opções de financiamento apresentadas e já verá o resultado. Caso tenha interessa, vá até uma agência e converse com o gerente.
2 – Simulador de financiamento imobiliário da XP Investimentos
Por outro lado, através do simulador do XP Investimentos, os clientes consultar as tarifas dos maiores bancos do mercado para escolher uma boa alternativa na hora de fechar o contrato e conquistar a casa própria.
Por meio do app da XP Investimento, será buscada pela opção de “Simulação de Financiamento Imobiliário”. E então, preencherá os campos indicados, que incluem valores totais da casa em si, valor da entrada e n° de parcelas que deseja pagar ao longo do tempo.
Nesse sentido, o cliente também tem a opção de sinalizar que pretende usar o valor do FGTS para o financiamento como acontece com outras financeiras também, e é bem interessante nesse tipo de serviço.
Sendo assim, o app faz todo o processo de cálculo das taxas oferecidas por cada financeira, permitindo que o cliente faça comparações das opções e escolha aquela que melhor atenda seus objetivos.
Depois do cliente definir o que quer, ele é direcionado a um consultor da Direto, fintech de soluções imobiliárias, dados e softwares, pertencente à parceria da XP e com a Direcional Engenharia. Ou seja, tudo está nas mãos de seus clientes dependendo do que busca.
3 – Simulador do Banco Itaú
No entanto, mais uma das opções que estão oferecidas pelo simulador de financiamento imobiliário que trás grandes resultados a todos os envolvidos é por meio do banco Itaú.
Através da plataforma, o cliente coloca o seu CPF na lacuna descrita como “simule o financiamento do seu novo imóvel”. E, em seguida, faça o preenchimento de todos os campos com nome completo, e-mail e nº de celular.
Depois que continuar, você informará o tipo de imóvel que deseja comprar, seu valor e o valor de entrada. Isso juntamente com a data de nascimento da pessoa e por quantos anos o imóvel será financiado e muito mais. Então, a partir daí, verá duas opções de financiamento que o banco deixa a sua disposição. Ao escolher, é só clicar em “seguir com estas condições” no financiamento que mais te interessa e terá ainda mais informações sobre ele.
Como é o simulador de financiamento imobiliário?
Por outro lado, o simulador de financiamento de casas tem como principal objetivo oferecer grandes opções de crédito para clientes de diferentes situações financeiras. E assim, deixando a sua escolha todas elas.
Desse modo, você tem como saber exatamente quanto pagará todos os meses, como a tarifa de juros terá impacto em cada parcela, formas de pagamento e muito mais.
O que é financiamento de imóvel na prática?
Logo depois de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do simulador de financiamento imobiliário, é interessante que entenda o que é esse sistema no geral.
Muito possivelmente você já viu informações sobre esse termo, mas de maneira bem simples e direta, o financiamento desse modelo mas mais é que uma opção de dividir em parcelas o pagamento da compra de uma casa.
Ou seja, isso significa que a financeira está te emprestando dinheiro para a conquista da casa escolhida, já que naquela hora você não consegue pagar o valor total à vista.
Por causa disso, a financeira divide esse valor que você emprestou ao longo de vários meses. No entanto, para receber o pagamento por prestar esse serviço, cobradas tarifas de juros sobre o valor emprestado.
Essa tarifa em questão paga juntamente com as parcelas de todos os meses. Inclusive, pelo fato desse valor estar entre todas as parcelas é um processo que fica pouco complicado de ter real noção de quanto pagará no final do contrato.
Por isso, com o simulador de financiamento imobiliário você tem mais praticidade de saber quanto exatamente pagará pelo serviço oferecido. Isso fica claro em outros momentos também, como no uso do simulador de empréstimo e outros modelos parecidos.
Aliás, é bom que saiba que essa opção de pagamento está acessível para diversos tipos de imóveis que compensa analisar, como por exemplo:
- Modelos usados;
- Novos;
- Casas ainda na planta;
- Imóveis comerciais;
- Residencial, e muito mais.
Passo a passo para fazer a simulação
De acordo com o que mencionamos antes, de nada adianta conhecer mais sobre o funcionamento do simulador de financiamento imobiliário se não souber usar corretamente.
Pensando nisso, para te ajudar a compreender melhor essas informações e escolher um bom financiamento, separamos um bom passo a passo com detalhes especiais, como por exemplo:
- Primeiramente, entre no site da financeira que escolher ou plataforma que ofereça o serviço;
- Faça o preenchimento das informações pedidas;
- Mencione também alguns de seus dados (normalmente, pedem dados como seu e-mail ou telefone);
- Fale caso tenha FGTS disponível, ainda mais se o financiamento escolhido seja de uma casa pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
- Verifique se as prestações, modelos de pagamento e condições do financiamento estão de acordo com o escolhido;
- Por fim, se todas as condições forem atraentes, entre em contato com a financeira para que tenha mais clareza em serviço e vantagens. Isso ajudará a escolher apenas um.
Quanto tempo demora para liberar o serviço?
Se tem uma coisa que compensa muito analisar é a questão de tempo de demora da liberação do serviço. Isso porque, infelizmente, não existe regra para esse detalhe, o que deixa muitas pessoas extremamente preocupadas com questões financeiras e sua organização em si.
Portanto, o correto é verificar essa informação durante o pedido do financiamento dentro do banco que escolher. Justamente por não ter regra para isso, casa banco cria a sua. Então, tirar dúvidas diretamente no banco evita muitas dores de cabeça no decorrer do tempo.
Quais os documentos mais pedidos?
No momento em que escolher alguma das ofertas de financiamentos disponíveis, é bom que já separe alguns documentos que são pedidos para concluir a solicitação, como:
- Documento com foto oficial (RG/CPF);
- Comprovante de renda juntamente com o de endereço;
- Estado civil do solicitante;
- Documentos para comprovar sua situação regular com a justiça (o imposto de renda é um exemplo).
Além desses documentos que mencionamos, também tem alguns outros que solicitados pela financeira escolhida ou banco para concluir o processo do pedido.
Nesse sentido, para não ter problemas com negação do financiamento por causa de falta de documento, faça uma lista de suas necessidades e deixe todos organizados e separados em um local estratégico.
2 Principais modelos de financiamento de casas
Contudo, quando usar o simulador de financiamento imobiliário você terá acesso a diversos estilos de serviços desse ramo. E por Isso, conhecer os principais talvez facilite na hora da escolha.
Assim, no Brasil, os 2 principais que ganha destaque são: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Ambos, explicaremos com mais detalhes sobre o funcionamento logo abaixo:
1 – SFH
- Inicialmente, o valor do limite da casa não pode ultrapassar R$1,5 milhão;
- Cobertura de até 80% do valor do imóvel;
- A tarifa de juros de no máximo 12% ao ano;
- Existe a possibilidade de usar o FGTS para financiar a casa com o SFH.
2 – SFI
- A princípio, a casa deve custar um valor maior de R$1,5 milhão;
- As tarifas de juros tem variação;
- Para ter a aprovação não se limita a renda do cliente (como no SFH) seja ele PF ou PJ;
- Enfim, o FGTS não usado como garantia de pagamento como no formato acima.
O que acontece se não pagar o financiamento?
Porém, um detalhe que merece atenção é sobre o que acontece se caso não pagar as parcelas do seu financiamento como o combinado em contrato.
Em resumo, muito além da questão de ficar com o nome sujo, a casa fica alienada ao banco em questão. Ou seja, isso demonstra que o bem se torna seu por completo apenas quando todo o financiamento é quitado.
Dessa modo, caso todas as parcelas do financiamento não sejam pagas, o pior acontece. Então, é bem capaz do bem ser retirado de você e voltar ao banco para a dívida ser finalizada.
Simulador de financiamento imobiliário: Portabilidade da dívida da casa
Se por um acaso você não esteja tão feliz com as características de financiamento da financeira que escolheu, é bom que saiba que tem a possibilidade de fazer a portabilidade de financiamento para outra instituição.
Isso mesmo, é só falar diretamente com uma nova financeira de sua escolha que ofereça condições que se encaixa com suas necessidades. E também tem que falar com a atual financeira onde o financiamento contratado inicialmente.
Logo após isso, preciso que organizar e entregue alguns documentos importantes para esse processo concretizado como o atual contrato, registrar o pedido na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) e muito mais. Fique atento a esses documentos para facilitar todo o processo.
Fatores considerados para calcular o potencial de compra do cliente
O potencial de compra ao usar um simulador de financiamento imobiliário gira em torno de alguns fatores, como:
- Renda todos os meses da família
- Valor da entrada
- FGTS
- Tempo de financiamento da casa
- Taxa de juros
- Idade
1 – Renda mensal familiar
Em primeiro lugar, a renda de todos os meses geralmente composta por você e pelas pessoas que morão juntos com você na mesma casa. Detalhes que acaba aumentando diretamente o potencial de financiamento do cliente na hora da simulação.
Isso acontece por conta de que as parcelas são calculadas para comprometer no máximo 30% da renda da pessoa em si. E isso acaba aumentando depende do quanto de pessoas moram com você e teoricamente te ajudará.
2 – Valor da Entrada – Simulador de financiamento imobiliário
Já no pagamento do valor da entrada obrigatório na compra de casas ainda na planta e nas finalizadas para morar. Geralmente, a financeira exige ao menos 20% do valor da casa como entrada para seus clientes.
Nesta modalidade, quanto mais recursos pagar à vista, menor será a quantia negociada no financiamento e maior a sua capacidade de negociação de boas condições que sejam especiais para seu estilo financeiro.
3 – FGTS
O famoso e amado FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nada mais é que uma das maneiras mais usadas para o compor a entrada no começo das negociações, diminuindo o valor das parcelas financiadas.
4 – Tempo das parcelas – Simulador de financiamento imobiliário
Outro ponto que chama atenção é em relação ao tempo definido para o financiamento tem uma influência de alto valor no potencial de compra de casas. Pois, aumentando o tempo de financiamento as parcelas ficam mais acessíveis na questão de valores, permitindo aumentar o valor da casa sem o comprometimento de além dos 30% da renda familiar. Assim, a maioria das financeiras têm o tempo máximo de financiamento de 360x.
5 – Tarifas de juros que cobram
Como é um bem de valor bem alto, a casa é sensível ao financiamento, e com a queda na taxa Selic (tarifa simples de juros), as taxas de financiamento tendem a cair também com o passar do tempo. Com o serviço mais barato, o cliente tem hoje a possibilidade de financiar uma casa de valor maior que antes.
6 – Idade do imóvel
Porém, mais um dos detalhes que é bom conhecer a respeito desse financiamento gira em torno da idade do mutuário. O qual é considerado por conta dos seguros obrigatórios no financiamento.
Nesse sentido, um deles muito conhecido é o MIP (Morte e Invalidez Permanente), que protege o banco e o mutuário no caso de morte ou invalidez do dono do contrato, sendo acionado para quitar por completo todas as parcelas que restam.
Sendo assim, a alíquota do seguro calculada com base na idade do imóvel. Pois, quanto mais novo, menores as chances de sinistralidade, o que deixa as tarifas mais atrativas para todos.
Conclusão
Por fim, após ter conhecimento de como funciona o simulador de financiamento imobiliário em diferentes financeiras e seus principais objetivos, entendemos que ele veio para ajudar ainda mais nesse ramo. Ainda mais na hora de encontrar um bom banco para investir.
Então, uma dica é analisar todas as informações que mencionamos, tanto de financeiras quanto de curiosidades. Isso facilita e muito na hora de definir qual o melhor escolher e aproveitar seus benefícios por completo!