As dicas financeiras para viagens são fundamentais desde o preparo da viagem. Como por exemplo, escolher o destino, temporada, até o momento da viagem em si, com gastos como: alimentação, passeios, locomoção e etc. Sabemos que programar uma viagem é algo bem extenso e caro também, por isso, é fundamental estar de olho nos gastos.
Dessa forma, as dicas financeiras para viagens têm um papel fundamental se você está pensando em economizar e gastar o mínimo possível. Até porque, mesmo que você esteja programando uma viagem mais simples e curta, é importante levar em consideração que não será apenas o gasto com a passagem, seja ela de ônibus ou avião. Existem diferentes custos, como por exemplo, passagem, alimentação, hospedagem, e claro, lazer e diversão.
Sendo assim, se você está em busca de dicas financeiras para viagens, durante este artigo vamos te mostrar soluções para economizar desde o preparo até o momento de curtir a viagem. Continue com a gente até o final!
Está organizando uma viagem? Entenda porque precisa se programar
Primeiramente, antes de irmos para as dicas financeiras para as viagens, é importante saber o que é necessário fazer antes de viajar. Afinal, sabemos que é necessário ter um planejamento financeiro, principalmente se for uma viagem de avião, veja abaixo alguns dos custos de antes de viajar:
- Documentação;
- Taxas para bagagem;
- Custos de hospedagem;
- Custo de alimentação;
- Transporte e telefonia no destino desejado, principalmente se ele for internacional;
Isso tudo, sem citarmos que para poder aproveitar uma viagem de verdade, seja ela de férias ou não, provavelmente você terá outros gastos adicionais, como por exemplo:
- Admissão em atrações turísticas;
- Compras locais;
- Restaurantes;
- Parques, museus e etc;
- Lembrancinhas da viagem para presentear a família e amigos.
Além disso, é recomendado que você possua um seguro viagem, principalmente em viagens para fora do Brasil. Desse modo, você estará preparado para qualquer imprevisto e garante que você consiga relaxar de verdade.
Sabemos que parece muita coisa, mas na verdade é, por isso é fundamental se programar com alguns meses de antecedência. Caso seja uma viagem grandiosa, anos. Entretanto, você não precisa desistir do sonho de conhecer o mundo por conta disso. Com bastante planejamento e investimento inteligente, você consegue guardar dinheiro de forma muito mais prática e rápida.
A seguir te daremos algumas dicas financeiras para viagens que te ajudarão a deixar esse processo até a tão esperada viagem mais prático e econômico, confira:
Dicas financeiras para viagens
1- Avalie suas finanças
Antes de mais nada, o primeiro passo das dicas financeiras para viagens é entender como estão suas finanças pessoais neste momento. Dessa forma, tenha clareza de quanto você ganha mensalmente e quanto está livre para ser investido em sua viagem.
Isso vai te ajudar a ter uma noção maior do quanto você consegue juntar para viajar, a partir disso você consegue começar a pensar em outros detalhes, como por exemplo: destino, período viajado, passagens e etc.
2- Escolha o destino da sua viagem
Conhecimento, sem dúvidas, é poder quando se trata de economizar durante viagens. Por esse motivo, é de grande importância que você defina sobre o local da viagem e pesquise mais sobre ele e a moeda local referente ao país que irá conhecer. Além disso, veja como funciona o câmbio de acordo com a moeda local, assim como o poder de compra do destino.
Dessa forma, ficará mais fácil se familiarizar com os custos médios de hospedagem, alimentação, atrações e transporte. Essas informações permitirá que você ajuste seu orçamento de acordo com a realidade e consequentemente evite surpresas desagradáveis.
3- Monitore o valor das passagens – Dicas financeiras para viagens
O uso de buscadores online ou aplicativos como 123 milhas permite que você faça o acompanhamento dos preços de passagens de avião. Inclusive, você pode ativar as notificações deles para ser avisado sempre que uma passagem estiver com aquele precinho imperdível.
Além disso, fique de olho nas promoções de companhias aéreas que de tempos em tempos procuram fazer feirão durante o período noturno ou até mesmo no final de semana inteirinho de descontos.
4- Viaje durante a baixa temporada
Escolher o momento ideal para viajar pode acabar resultando em economias consideráveis e isso acaba dependendo de uma série de fatores. Por exemplo, na Europa os meses entre fevereiro e abril são conhecidos por serem de baixa temporada, já que acabam incluindo dias mais frios e curtos.
Sem contar que as férias escolares do Hemisfério Norte acontecem entre os meses de junho e agosto, quando, quando as passagens e os destinos acabam ficando relativamente mais caros. Optar por fazer uma viagem durante a baixa temporada acaba tornando os preços mais tentadores e uma experiência bem menos tumultuada nos principais pontos turísticos.
5- Viaje de ônibus – Dicas financeiras para viagens
Outra opção de dicas financeiras para viagens, no caso de quem pretende viajar pelo Brasil, é trocar a ida e volta de avião por ônibus. Isso porque existem diversas companhias de ônibus de longa distância, e pesquisando bem, você encontrará valores bem acessíveis e com mais opções de horários e destinos diferentes.
Caso opte por um ônibus leito, terá bem mais conforto do que viajar de econômica em um avião. Com bastante espaço para suas pernas e sem precisar passar por toda a burocracia do aeroporto. O que envolve fazer check in, despacho de malas e passagem pelo setor de segurança e raio-x. Além disso, não é necessário que você chegue com muitas horas de antecedência, como acontece durante uma viagem de avião.
6- Monte um roteiro com passeios gratuitos durante a viagem
Passeios ao ar livre, sem dúvidas, sempre são uma opção bastante divertida e econômica para poder conhecer uma cidade diferente. Dessa forma, procure por praias, parques, museus e outras atrações que não é necessário pagar para entrar ou então que cobram bem barato.
Vale a pena levar em consideração que alguns museus oferecem a opção de entrada gratuita para crianças e estudantes. Ou mesmo determinados dias nos quais ninguém precisa pagar pelos ingressos. Essa é uma forma de realizar passeios culturais sem precisar gastar muito dinheiro.
7- Use programas de cashback e cupons de desconto
Ao adquirir suas passagens e reservar a hospedagem, uma boa sugestão é consultar todos os programas de cashbacks disponíveis. Normalmente, esses programas são oferecidos pelas bandeiras de cartão, companhia aérea ou pelo hotel escolhido, ter um cartão de crédito para acumular milhas, também ajuda nesse momento.
Muitas vezes esses programas acabam oferecendo a oportunidade de receber de volta uma parte do dinheiro gasto na hora da compra. Além disso, é possível ir em busca de cupons de descontos que podem ser aplicados a atividades como: restaurantes e outros serviços disponíveis durante a viagem. Mas antes é necessário avaliar os custos benefícios dessas vantagens para não acabar caindo em ciladas.
8- Tome cuidado com a alimentação
Os restaurantes podem acabar sendo um perigo para o seu orçamento. Caso você esteja desejando economizar, deixe para frequentá-los apenas ocasionalmente durante sua viagem. Além disso, muitos supermercados oferecem refeições prontas mais em conta, além de lugares confortáveis para sentar e comer.
Caso a sua hospedagem ofereça café da manhã, aproveite para preparar sanduíches e pegar algumas frutas para poder levar na mochila e beliscar durante o dia de passeio, caso isso seja permitido, claro.
Outra boa opção é passar no supermercado, fazer compras de vários alimentos típicos da região e prepará-los na sua hospedagem para comer por lá ou na rua. Entretanto, muitos hotéis oferecem toda estrutura necessária para você cozinhar, o que nos leva para a próxima dica financeira para viagens.
9- Hospedagem alternativa
Leve em consideração a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento, isso porque pode ser algo bem mais vantajoso do que ficar em um hotel. Sendo assim, plataformas como Airbnb e Booking.com podem oferecer opções de cadas de temporada por valores bem acessíveis.
Além da comodidade de poder cozinhar e economizar com a alimentação, muitas casas também oferecem máquina de lavar e secar. O que pode acabar sendo importante, principalmente para famílias que possuem filhos. Caso você esteja sem carro, procure por opções que fiquem perto de supermercados e transporte público.
10- Use transporte público – Dicas financeiras para viagens
Faça uma pesquisa de como é o transporte público na cidade que você deseja passear. Usar ônibus, VLT e metrô são excelentes formas de economizar durante sua viagem.
Dessa forma, você pode inclusive buscar por uma hospedagem mais afastada do centro, porém econômica. Essa será uma economia bem grande. Caso seu destino não ofereça boas opções de transporte público, procure estudar opções alternativas, como por exemplo, alugar um carro para a locomoção.
Conclusão sobre dicas financeiras para viagens
Assim, as dicas financeiras para viagens tem a função de te ajudar a encontrar formas econômicas de lidar com as despesas, antes e durante a sua viagem.
Por isso, uma dica fundamental é começar a programar sua viagem com o máximo de antecedência possível. Por isso, procure escolher o destino e estipular uma data possível, e a partir daí comece a economizar dinheiro e pensar em alternativas como: juntar uma quantia por mês para poder conseguir chegar na viagem com dinheiro guardado.
Seja para pagar as passagens e hospedagem, ou para usar durante sua viagem. De qualquer forma, planejar é o segredo para ter uma viagem financeiramente mais viável, e aproveitar ela da melhor forma possível.