Confira quais as melhores cidades para morar no Brasil analisando assim a qualidade de vida e outros fatores que podem impulsionar ainda mais o ranking.
Hoje vamos analisar o que é um bom lugar para se viver incluindo assim um ranking das melhores cidades para morar aqui no Brasil.
É impossível falar de lugar bom para viver sem falar em Santa Catarina, por exemplo, onde o índice de IDHM é de 0,833. Sobretudo a outras delas que tem segurança, a qualidade de vida e fatores que podem impulsionar ainda mais as pessoas que querem mudar para um lugar seguro.
Qual são as melhores cidades para se morar no Brasil?
Existem diversas cidades no Brasil que podem estar nesse ranking de melhor cidade para se viver. Hoje fizemos uma lista para que você entenda as 7 cidades que podem ser as melhores para você se mudar e ter qualidade de vida o importante entender alguns fatores.
Sobretudo, que podem ser adequados para que sua vida tenha mais sentido quando pretende se mudar. O comércio, serviços, indústria e mercado imobiliário são alguns desses fatores, sobretudo também devemos destacar a educação.
Tais como São Paulo que movimentam boa parte da economia do nosso país podem ser um eixo entre economia e educação com isso A capital está em nossa lista como a primeira do ranking. Sobretudo é importante entender que há outras informações relevantes quando se trata de melhores lugares para se mudar e se viver.
Vamos entender então como funciona esse ranking e, é claro falar particularmente sobre cada uma delas dando assim informações que podem ser relevantes para você que quer mudar em um lugar tranquilo ou com qualidade de vida melhor.
Então você está procurando uma cidade para se viver bem e com segurança, o importante é entender do que você gosta. Existem algumas cidades que são perto de montanhas e outras grandes, centros urbanos com infraestrutura segura e serviço de educação e saúde que Te darão qualidade na hora de viver.
Vamos considerar então o ranking o índice de desenvolvimento humano municipal. Esse é um critério que fundamenta o padrão de vida renda per capita vida longa e saudável e outros aspectos para que você entenda o que é necessário para se viver bem naquele lugar.
10 melhores cidades para se morar
A lista será compartilhada com as 7 cidades melhores para se morar trazendo assim conformidade com o índice dos Desafios de gestão municipal da Macroplan. Segundo o ranking aqui se define algumas características de que a cidade precisa ter como critério de saúde, educação e saneamento básico.
1. Belo Horizonte (MG)
Belo Horizonte é a primeira cidade que vamos falar aqui em nosso artigo. A capital de Minas Gerais está entre a cidades melhores para se viver na nossa lista. Sobretudo uma das cidades de maior influência política cultural e econômica que o Brasil tem. Além disso, está entre as maiores cidades do país ficando no sexto lugar.
- IDHM: 0.810 (Muito alto)
- Renda: 0.841
- Longevidade: 0.856
- Educação: 0.737
2. Americana (SP)
Agora vamos falar sobre o histórico de americana que fica no estado de São Paulo. Essa é uma cidade que recebeu os imigrantes portugueses, italianos e africanos. E ficou conhecida por se tornar um local onde os imigrantes poderiam viver. Essa está entre a cidades com melhores condições de moradia. O seu desenvolvimento econômico agrícola e Têxtil é excelente e as informações do índice de desenvolvimento são:
- IDHM: 0.811 (alto)
- Renda: 0.800
- Longevidade: 0.876
- Educação: 0.760
3. Ilha Solteira
Ilha Solteira também fica no estado de São Paulo e é um dos principais pontos da hidrovia Tietê Paraná. Considerada também uma ótima cidade para se morar e economicamente importante Polo do transporte do Mercosul.
- DHM: 0.812 (Muito alto)
- Renda: 0.786
- Longevidade: 0.871
- Educação: 0.782
4. Santana do Parnaíba
Santana do Parnaíba foi fundada próximo à cachoeira cujo nome indígena é Parnaíba por isso o significado do nome lugar de muitas Ilhas. Sobretudo essa massagem que foi o início da atividade dos Bandeirantes e atualmente é um dos melhores lugares para se morar em Santana do Parnaíba foi criada a usina hidrelétrica Edgar de Souza.
- IDHM: 0.814 (alto)
- Renda: 0.876
- Longevidade: 0.849
- Educação: 0.725
5. Araraquara (SP)
Araraquara também é uma das cidades que estão ao nosso ranking de melhores para morar. Com o nome de significado bastante peculiar “buraco das Araras” um município tem 240 mil habitantes. Sobretudo conforme o IBGE de 2021 Araraquara é uma das melhores cidades do Brasil para se viver com o desenvolvimento municipal bastante imponente. Confira os dados:
- IDHM: 0.815 (alto)
- Renda: 0.788
- Longevidade: 0.877
- Educação: 0.782
6. Vinhedo (SP)
Nossa sexta posição é a cidade de Vinhedo, que hoje atrai muitas pessoas Inclusive a imigração para essa parte do país. Anualmente é realizada na cidade de Vinhedos a Festa da Uva e mesmo sendo uma cidade pequena de cerca de 81 mil pessoas é bastante movimentada por conta do evento.
- IDHM: 0.817 (alto)
- Renda: 0.840
- Longevidade: 0.878
- Educação: 0.739
7. Santo André (SP)
A cidade de Santo André é considerada a quinta maior cidade do país e a melhor para cuidar dos filhos. Iniciou através do povoado que se estabelecia na estação de trem de São Bernardo a estrada de ferro Santos Jundiaí. Atualmente com 723 mil habitantes é um ótimo lugar para se viver compare as informações.
- IDHM: 0.815 (Muito alto)
- Renda: 0.819
- Longevidade: 0.861
- Educação: 0.769
Conclusão
Aqui foram as sete cidades que você pode considerar melhores para morar no Brasil. Devemos ressaltar que para a lista ainda faltaram Muitas delas como, por exemplo, Valinhos, Jundiaí, Curitiba, Brasília Joaçaba, Niterói, Santos, Vitória entre outras.
Os dados são atualizados anualmente, mas muitas dessas cidades já estão na lista há bastante tempo. É interessante se informar antes de se mudar para qualquer delas para que assim você tem acesso a outras informações que podem ser valiosas como saúde e educação.