Antes de mais nada, o pagamento social é um método usado para garantir que o serviço ou determinado negócio ofereça um bom alcance por meio das redes sociais.
Além disso, o pagamento social costuma exigir uma publicação em alguma rede social para que o usuário tenha acesso a uma determinada oferta, como por exemplo, eBook ou consultoria.
Para saber melhor sobre o que é e como funciona o pagamento social, acompanhe a leitura até o fim. Aproveite!
Afinal, o que é pagamento social?
Primeiramente, o pagamento social é uma técnica utilizada para garantir que a oferta de uma determinada empresa consiga um alcance muito maior nas redes sociais.
Dessa forma, entende-se como oferta algo que seja gratuito financeiramente, mas que possua um bom valor para o consumidor.
O formato mais comum de uma oferta nesses casos, são os eBooks ou os webinars educativos, contudo, também podem ser ofertas de avaliações, um sorteio, consultoria gratuita, e etc.
Assim, para conseguir baixar o material, receber uma avaliação ou participar do sorteio é necessário que o usuário “pague” com um tweet, ou uma postagem no facebook.
Sem dúvidas, os empreendedores de sucesso utilizam serviços como o pagamento social para ter ainda mais sucesso.
Por que é bom usar o pagamento social?
Há um tempo atrás, quando os primeiros casos de pagamento social surgiram, diversos gurus das redes sociais passaram a condenar a prática.
O principal argumento era de que não era correto obrigar pessoas a compartilharem postagens em suas mídias sociais, e se os materiais de fato fossem bons as pessoas iriam indicá-los naturalmente.
Sem entrar em assuntos mais extensos, o que se sabe até agora é que sim, o pagamento social funciona.
Quando se conhece a prática, você consegue ver os conteúdos ricos oferecidos em troca de uma postagem no facebook ou um tweet.
Possui em média mais de 10 vezes o número de compartilhamentos comparado a um conteúdo aberto.
O fundamental é que seja uma troca justa, afinal, as pessoas estão dispostas a pagar com um compartilhamento em mídias sociais, contudo, se o conteúdo for aprofundado e de qualidade.
Quando usar e quando não usar
O correto é fazer a promoção da sua página para pagamento social, para os canais que você já possui informações referentes aos leads.
Além disso, é necessário que as pessoas tenham conhecimento e confiança sobre seu negócio.
Assim elas não sentirão receio de pagar fazendo um compartilhamento, até mesmo sem ter visto antes o material.
Quando ainda não se tem um público alvo, o indicado é convidar os visitantes que estão em sua página pela primeira vez ao preencher um formulário.
Dessa forma, será possível coletar as informações necessárias e estabelecer uma relação de confiança com seu lead.
Vantagens de investir no pagamento social
Em um mercado que está cada vez mais competitivo, diversas vezes criar e compartilhar um conteúdo de qualidade não é mais suficiente para aumentar os clientes do seu negócio.
Dessa maneira, você terá que ir em busca de algumas alternativas para isso acontecer, dessa forma, o pagamento social pode acabar se tornando uma boa alternativa para isso.
Nesse sentido, o alcance orgânico (gratuito) está ficando cada vez menor nas redes sociais, afinal, as empresas estão aprendendo a lucrar com anúncios.
Investindo em um pagamento social, você garante um maior engajamento e o aumento de tráfego em suas páginas.
Assim, as pessoas se sentirão motivadas para compartilhar sua mensagem, isso se ela ganhar algo em troca.
Além disso, quando você passa a colocar em prática essa estratégia, quase todas as redes sociais passam a te informar a respeito das suas métricas.
Indicando o alcance da sua página e se essa estratégia de fato está trazendo resultados positivos.
Para onde apontar o link do pagamento social
Normalmente, existem alguns sistemas responsáveis por programar os aspectos técnicos dessa mecânica.
Entretanto, pode acontecer da seguinte maneira: O usuário acessa o Landing Page com material descrito na opção e clicar no botão indicado para pagar com um post no facebook (https://www.facebook.com/).
Em seguida, o usuário será destinado para uma tela onde será exibida uma mensagem e o link que serão publicados nas redes.
Além disso, existe a possibilidade de editar o texto como você preferir, isso dependendo da ferramenta usada.
Após fazer isso, o sistema irá solicitar a autenticação por meio do login feito nas redes sociais, publicando textos usando o nome do usuário.
Se o link for configurado para a Landing Page com pagamento social, terá mais possibilidades do conteúdo viralizar, prospectando mais leads para ter acesso a todo material.
Fazendo isso o pagamento social configura uma ótima estratégia de alcance da sua marca usando a internet.
Essa tática precisa estar aliada a uma produção de conteúdo com maior qualidade, com o intuito de estabelecer uma imagem mais positiva do seu negócio.
Como funciona a mecânica na prática
Existem alguns sistemas responsáveis por possibilitar a implementação da parte técnica dessa mecânica, contudo, geralmente o caminho para o usuário funciona da seguinte maneira:
- Primeiramente, o usuário vê Landing Page com toda declaração do material, e clicar no botão para poder pagar com tweet ou post no facebook.
- Em seguida, o usuário irá para uma segunda tela na qual será mostrada a mensagem e o link que serão postados na rede social, em algumas ferramentas disponíveis é possível editar o texto.
- O sistema solicita que o usuário autentique o aplicativo com a sua conta do facebook ou twitter.
- O sistema então publica o post utilizando o nome do usuário que é enviado até uma página com o conteúdo ofertado.
Conclusão sobre o pagamento social
Por fim, o pagamento social se trata de um “serviço” onde o usuário faz posts para uma determinada empresa, em troca de algo.
Esse serviço é mais uma evolução das redes sociais, afinal, com elas crescendo cada vez mais é fundamental as empresas estarem buscando formas de crescer.
Afinal, as redes sociais estão cada vez mais em alta, e é necessário entrar nelas e estar por dentro das mudanças para poder crescer e evoluir de forma constante.
Por isso, o marketing é indispensável para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.